Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
Caderno de Ação – Trabalhando com famílias
Autora: Heloisa Szymanski.
Introdução – II a Família que se pensa e a Família que se vive.

A família pensada
Ao aprofundarmos as análises de nossas observações e dos depoimentos, começamos a notar que as pessoas, sempre que falavam da vida da sua família, pareciam estar a compará-la com alguma “outra” família. Esta parecia ser acerta, a boa, a desejável e a família que se vivia era a “diferente”.
Em alguns casos aquela “outra” família - que chamaremos daqui para diante de “pensada” – pedia uma organização que era impossível dentro das circunstâncias vividas.
A família pensada de um dos grupos familiares estudados pedia um homem provedor de recursos materiais e uma mulher que só cuidasse dos filhos e da sua casa. Sóque homem ñ trabalhava e não ganhava nada, mas proibia a mulher de trabalhar, o que a obrigava a trabalhar as escondida.
Em outros casos, a família que se vivia era vista como um desvio de um modo “estabelecido” de ser viver. É o caso de uma família que dizia que era “uma charada” porque era constituída só por mulheres e as relações de parentesco não eram só as consanguíneas.
Nessecaso, a família pensada permanecia como referencial, sem que nenhum dos membros dessa família tivesse a intenção de segui-la. Apenas considerava a sua como desviante.
Em ambos os casos não se parou muito para pensar sobre a natureza de uma ou outra família - uma era tida como a diferente e a outra como desviante.
Família pensada teve o poder de interferir tanto na vida da família que, selevada ao extremo, ameaçava a própria sobrevivência física daquelas pessoas.
Família pensada não tinha tal poder de interferência, mas causava nas pessoas a sensação de serem diferentes e não necessariamente para melhor.
A distancia entre o pensado e o vivido é tão grande e incomoda tanto que a forma de diminuir essa diferença é olhar a realidade de outra forma. Por exemplo, para aceitar ocontato (que, na realidade é intimo) do marido com as ex-mulheres, a mulher atual preferiu redefinir a relação dele com elas, como sendo apenas de cuidado paterno.
Fica então claro outro aspecto da família pensada – o controle do grupo social que pressiona a adoção de um modelo. “Agir diferentemente desse ‘pensado” grupal acarreta as consequências advindas da pressão do grupo. Agir coerentementecom o modelo preserva socialmente a própria imagem. É a impessoalidade, o pensado não é pessoal. Isto é, não foi a pessoa que chegou a ele por um processo de reflexão; entretanto ele é poderoso.
Sua ação se faz sentir no agir das pessoas, direcionando-as nas suas escolhas ao que fazer na vida familiar, no sentimento em relação os outros, nos valores de si mesmos como pessoas e famílias.
Quantoao aspecto valorização cabem alguns comentários: por condições impostas pela vida ( dificuldades econômicas, miséria, a vida que as pessoas passam a levar, distancia-se daquele sonho onde o casal é estável, os filhos felizes, a mulher, o homem, amados e amando, o não conseguir viver esse sonho é visto como incompetência. Os outros – impessoais – conseguem viver direitinho, parece que os outrostiveram competência.
Ao buscar adequar-se com o pensado impessoal desconsideram sua condição real. Esse pensado amortece-os para considerar outras possibilidades de ação dentro de suas condições.
Em observações feitas com pessoas de outros segmentos, constatou-se essa mesma falta de critica no pensado tom ado como modelo.
É certo que nem todos vivem sob a tirania desse modelo pensado. Oscasamentos e separações acontecem sem nenhuma formalidade civil e mesmo o registro civil dos filhos era negligenciado.
Vimos ate agora o pensado modelo, aquele que recebemos pronto da sociedade, mas o pensado também é formado no decorrer da vida em família.
Nota-se também, além do social mais amplo e do grupo familiar, um componente individual na construção da família pensada. Cada pessoa tem...
tracking img