Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
KELLY DA SILVA LOPES

FICHAMENTO
EDUCAÇÃO, MUDANÇA E PARTICIPAÇÃO

BELÉM – PARÁ
2012
KELLY DA SILVA LOPES

EDUCAÇÃO, MUDANÇA E PARTICIPAÇÃO

Fichamento apresentado à disciplina Planejamento Educacional e Avaliação Escolar do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Ipiranga, orientado pela profª Giovana da turmaPLPN10, como requisito avaliativo para a obtenção de nota parcial da 1º avaliação,

BELÉM – PARÁ
2012
GADOTTI, Moacir. Educação, Mudança e Participação: Perspectiva atuais da Educação (fascículo “Planejamento Educacional e Avaliação Escolar” das Faculdades Integradas Ipiranga). Belém –Pará 2012.

Nas últimas duas décadas do século XX assistiu-se a grandes mudanças tanto no camposocioeconômico e político quanto no da cultura, da ciência e da tecnologia. [...] As transformações tecnológicas tornaram possível o surgimento da era da informação (p.5).

Hoje muitos educadores, perplexos diante das rápidas mudanças na sociedade, na tecnologia e na economia, perguntam-se sobre o futuro de sua profissão, alguns com medo de perdê-la sem saber o que devem fazer. [...]. Fala-se muito hoje em“cenários” possíveis para a educação, portanto, em “panoramas”, representação de “paisagens”. Para se desenhar uma perspectiva é preciso “distanciamento”. [...] (p. 6)

Um passado sempre presente

Falar de “perspectivas atuais da educação” é também falar, discutir, identificar o “espírito” presente no campo das ideias, dos valores e das práticas educacionais que as perpassa, marcando o passado,caracterizando o presente e abrindo possibilidades para o futuro. [...] (p. 6)

Educação tradicional

[...] a educação tradicional iniciou seu declínio já no movimento renascentista, mas ela sobrevive até hoje, [...].Tanto a concepção tradicional de educação quanto a nova, amplamente consolidadas, terão um lugar garantido na educação do futuro.(p. 7)

A educação tradicional e a nova têm emcomum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual. [...] (p. 7)

Educação internacionalizada

[...]. Os países altamente desenvolvidos já haviam universalizado o ensino fundamental e eliminado o analfabetismo. Os sistemas nacionais de educação trouxeram um grande impulso, desde o século passado, possibilitando numerosos planos de educação, que diminuíram custos eelevaram os benefícios. (p. 7)

Novas Tecnologias

As consequências da evolução das novas tecnologias, centradas na comunicação de massa, na difusão do conhecimento, ainda não se fizeram sentir plenamente no ensino [...] a Internet, parece ser a grande novidade educacional neste início de novo milênio. A educação opera com a linguagem escrita e a nossa cultura atual dominante vive impregnada por umanova linguagem, a da televisão e a da informática, particularmente a linguagem da Internet (p. 8)

Os sistemas educacionais ainda não conseguiram avaliar suficientemente o impacto da comunicação audiovisual e da informática, seja para informar, seja para bitolar ou controlar as mentes. [...]. Os que defendem a informatização da educação sustentam que é preciso mudar profundamente os métodos deensino para reservar ao cérebro humano o que lhe é peculiar, a capacidade de pensar, em vez de desenvolver a memória.[...] (p.8)

Paradigmas Holonômicos

Entre as novas teorias surgidas nesses últimos anos, despertaram interesse dos educadores os chamados paradigmas holonômicos, ainda pouco consistentes. Complexidade e holismo são palavras cada vez mais ouvidas nos debates educacionais.[...]. Esses paradigmas sustentam um princípio unificador do saber, do conhecimento, em torno do ser humano, valorizando o seu cotidiano, o seu vivido, o pessoal, a singularidade, o entorno, o acaso e outras categorias como: decisão, projeto, ruído, ambiguidade, finitude, escolha, síntese, vínculo e totalidade.(p. 8)

[...] os paradigmas holonômicos pretendem restaurar a totalidade do sujeito,...
tracking img