Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Experiência de Leitura no Contexto Escolar: Silva Martins
1) A partir da leitura do texto sintetizar as idéias chaves dos autores pautando nos seguintes tópicos :
A) Experiência e formação:
Aprendemos a ler de modo fluente nas relações estabelecidas em sociedade e nas trocas e aprendizagens na escola, portanto a leitura não consiste em atividade natural, então pouco em hábito. Diante do relatoda escritora Ana Maria Machado, vimos que sua experiência de leitura foi conduzida desde cedo pelo seu pai, que diante de uma leitora-menina, em formação, mediava leituras mais complexas as traduzindo de forma que ela pudesse entender. Destaca-se em diálogo com a experiência da autora , que leituras de livros clássicos universitário podem ser feitos desde cedo , desde que seja respeitado etapasde processo de leitura , tendo um mediador sensível que traduza o texto de uma maneira que ela no inicio de sua formação como leitor a compreenda .
A leitura de clássicos confere ao leitor a possibilidade de enxergar a realidade de maneira ampliada, para alem de seu restrito social, o que podemos definir como experiência de leitura. Estas experiências podem ocorrer de diversas formas, segundo ascondições econômicas e sociais de acesso a livros e demais impressos que circulam em sociedade.
Ao longo da vida, experiências de leitura de uma pessoa serão diferentes, dentre outros fatores porque seu conhecimento de mundo terá mudado, neste sentido o processo de formação dos leitores é também um processo de formação para a percepção do mundo- a partir SOS textos escritos e para alem dele.
Épreciso que as crianças alem de ouvir historias, e leituras de imagens ouça a leitura de textos escritos e escreva textos, com auxilio do professor, mesmo antes de ser alfabetizada, no qual ela fará o inicio da cultura escrita.
B) Escolas como agencia de letramento:
Segundo o texto quando a primeira experiência com leitura se dá exclusivamente no ambiente escolar, onde leitura é sempre mediado pormetodologias desenvolvidas por professores através do livro didático, baseada em leituras feitas em voz alta, e nas perguntas e respostas relacionadas à interpretação de textos, que é o caso da maioria da população brasileira, é por isso mesmo que a escola de modo específica consiste em ser, agencia de letramento, e uma das mais importantes. Contudo, a escola como instituição em que as praticasprecisam ser refletidas e sistematizadas. Podemos, todavia, propor práticas de leitura na escola em consonância com as praticas desenvolvidas na vida social, de modo torná-las mais significativas.
C) Gêneros de discursos:
A leitura feita na escola costuma ter um ritmo, próprio, controlado pelos programas de ensino e pelos desenhos curriculares. Assim, tornam-se mais rarefeitas as leituras de umconto mais longo, de uma crônica extraída de um jornal diário, de um artigo cientifico de peso, para não mencionar uma narrativa longa por inteiro. A sensação diante da inexorabilidade do tempo pedagógico faz imperar a rotina a fragmentação das atividades, em razão de uma urgência em cumprir conteúdos escolares, que, certamente, são bastante relevantes.
Cotamos, portanto, inúmeras distinçõesentre a leitura na escola e leitura em sociedade. Todavia acreditamos ser possível reduzir esta diferença.
Vamos destacar aqui conforme o texto, algumas propostas serem incorporadas as dinâmicas da escola.
Gênero jornalístico:
Permite uma abordagem bastante variada, com base em diferentes estruturas de textos e nos efeitos pretendidos. Matérias em destaques e resumos de noticias convidam oleitor a desenvolver uma leitura rápida, localizando uma ou mais informações, fornece pistas prévias para a compreensão mais amplas do sentido do texto, e ainda podem funcionar como interessante material, capaz de refinar nossa capacidade de percepção.
Gênero Cientifico:
Podem se encontrados em revistas especializadas, em enciclopédias, em livros e recentemente em paginas da internet, pode ser...
tracking img