O rural e urbano no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Rural e Urbano no Brasil1
Douglas Sathler dos Reis2 (CEDEPLAR-UFMG) Resumo Problemas na definição do que seja rural e urbano no Brasil surgem a todo o momento. A vigência de uma legislação anacrônica (Decreto-lei 311 de 1938) e a imprecisão na delimitação das linhas de perímetro urbano dos municípios criam distorções evidentes do ponto de vista territorial. Ademais, as mudanças que ocorreramno meio rural brasileiro a partir da década de 1980, com uma maior diversificação econômica e a formação de espaços multifuncionais, imprimiram ao campo um novo significado. Percebe-se que as recentes configurações econômicas e sócio-espaciais brasileiras exigem recortes espaciais mais condizentes com a realidade. Diante disso, o presente estudo apresenta uma série de reflexões teóricas quecontemplam os conceitos relacionados ao urbano e rural, sob uma perspectiva que permite um melhor entendimento do “Novo rural” brasileiro, dialogando não somente com a literatura clássica mas, sobretudo, com as publicações mais recentes que abordam o tema. Palavras-chaves: Urbanização; Ruralização; Geografia Econômica; Sociologia Rural.

1

Trabalho apresentado no XV Encontro Nacional de EstudosPopulacionais, ABEP, realizado em CaxambúMG – Brasil, de 18 a 22 de setembro de 2006. 2 Geógrafo formado pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em demografia (CEDEPLAR-UFMG).

1

O Rural e Urbano no Brasil3

Douglas Sathler dos Reis4 (CEDEPLAR-UFMG)

1 - INTRODUÇÃO

São inúmeras as dificuldades conceituais e metodológicas impostas, há tempos,aos formuladores de políticas de planejamento público, aos demógrafos e aos pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que, obrigatoriamente, se deparam com as inadequações existentes na definição do que seja rural e urbano no Brasil. A superação definitiva desse problema parece distante uma vez que, como se não bastasse a vigência de uma legislação anacrônica, deve-se admitir a carência deinvestimentos teóricos e de esforços empíricos voltados para a compreensão do tema. Estudos anteriores5 sugerem que parece claro a necessidade de recortes espaciais mais condizentes com as recentes configurações econômicas e sócio-espaciais brasileiras. Nas primeiras décadas do século XX a sociedade brasileira se configurava como amplamente rural. Em paralelo ao expressivo crescimento da populaçãoverificado no país entre 1940 e 1980, observou-se uma inversão da distribuição populacional entre as áreas rurais e urbanas. Nesse sentido, o esvaziamento das áreas rurais, o crescimento desordenado de grandes cidades e a formação de centros metropolitanos são reflexos evidentes que sinalizam um país de um novo tempo. Surgiram ainda, a partir da década de 1980, mudanças significativas no meiorural brasileiro. Observa-se a emergência de um espaço rural multifuncional com a introdução de uma maior diversificação econômica, em meio a novas formas de produção e subsistência, em visível contraste com o que dominava no passado. A expansão do tecido urbano sobre as áreas rurais e o crescimento do número de pessoas ocupadas em atividades consideradas até então como exclusivamente urbanas,indicam a existência de um novo paradigma sócioespacial no Brasil. O presente estudo contribui, em alguma medida, para as discussões teóricas e empíricas que envolvem os problemas relacionados às definições do que seja urbano e rural no país, a partir de uma abordagem que considera os diversos aspectos que apontam a emergência de um novo paradigma sócio-espacial, dialogando não somente com aliteratura clássica, mas também com as publicações mais recentes que abordam o tema sobre diversas perspectivas. Deve-se destacar que esse tipo de reflexão assume grande importância no campo dos estudos populacionais, uma vez que os demógrafos trabalham a todo o momento com informações ligadas as atuais definições de rural e urbano no país.
3

Trabalho apresentado no XV Encontro Nacional de Estudos...
tracking img