Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXTENSÃO NA ÁREA DE PEDAGOGIA TURMA D DE
JUAZEIRO-BA,4°PERÍODO
RECURSOS E MULTIMEIOS NA ESCOLA : UMA BREVE REFLEXÃO
FICHADO POR MEIRE APARECIDA DE SOUZA LEAL
Sabemos que a educação precisa serrepensada e que é preciso buscar formas
alternativas para aumentar o entusiasmo do professor e o interesse do aluno. Qual o papel da tecnologia nesse processo de mudança? A aplicação inteligentedo computador na educação é aquela que sugere mudanças na abordagem pedagógica encaminhando os sujeitos para atividades mais criativas , críticas e de construção conjunta..
Os recursos tecnológicosfacilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sócio-interacionalista , ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do projeto político pedagógico da instituiçãoescolar, da maneira como o professor sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente da aula. É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcioneoportunidades para que seus alunos pesquisem e participem na comunidade com autonomia.
Não temos, infelizmente, o melhor sistema educacional do mundo ,mas esse quadro mudaria se houvesse ajuda por partedo governo em disponibilizar recursos pedagógicos tanto para o espaço público como privado.
A incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a qualidade de ensino . Asimples presença de tecnologias na escola não é por si só,garantia de qualidade da educação, pois nenhum recurso\técnica\ferramenta, por si só, é motivador depende de como a proposta é feita e se estáadequada ao conteúdo,aos alunos, aos objetivos , enfim ao projeto pedagógico da instituição. Á aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização deinformações.
Estimular e motivar é apresentar um desafio a ser enfrentado,uma situação-problema a resolver,não um obstáculo intransponível.
É orientando o aluno nos processos de interação e interiorização,...
tracking img