Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CASTANHAL – FCAT
CARBELLY BENCHIMOL
ELTON JOSÉ DO NASCIMENTO
JOÃO LUIZ CASTRO DE LIMA
JOÃO RODRIGUES QUINTO
RENATO GODINHO

Trabalho de Antropologia Jurídica
Fichamento do texto: O Campo e a Abordagem Antropológicos.

CASTANHAL-PARÁ.
2012
FACULDADE DE CASTANHAL – FCAT
Diretor: Mário Neto
Professora: Heloisa Helena
Disciplina: Antropologia Jurídica
Curso: Direito 1BNoturno

Trabalho de Antropologia Jurídica
Fichamento do texto: O Campo e a Abordagem Antropológicos.

CASTANHAL-PARÁ.
2012
Desde a idade antiga o homem observa o outro, criando teorias ideológicas, na busca de um modelo de completo sobre si mesmo a sociedade, porém este homem só trata está analise de forma fundamentada “cientificamente” a partir do século XVIII com a criação daantropologia. (p.13)
O homem passa a pensar em obter o conhecimento de si e não somente da natureza, enxerga o outro como o objeto a ser analisado, identifica a necessidade de um conhecimento do homem em suas diversas regiões e de estudos práticos da nova ciência, onde vai buscar tal conhecimento no estudo de sociedades primitivas, distantes da civilização conhecida, o que irá proporcionar naquele momentoa atribuição pratica de diferenças, como em uma analise de laboratório. (p.14)
Atribui-se a antropologia como ciência de estudo das civilizações não pertencentes ao ocidente, porém no inicio do século XX a nova ciência vê seu objeto de estudo desaparecer com a evolução social, confrontando-se assim com o seguinte questionamento:
- Morrer juntamente ao seu objeto de pesquisa – o selvagem.
-Busca um novo objeto de pesquisa – o camponês
- Ou ver seu objeto de estudo não somente como um objeto constituído, mas sim o homem em sua totalidade e em toda a sociedade. (p.16)
Para que seja considerado o estudo antropológico do homem como um todo, em suas múltiplas dimensões, onde o conjunto de teoria e pratica quando estudado de forma conjunta, leva este estudo do homem a um grau maior doaprendizado. (p.16)
O autor afirma existirem cinco áreas da antropologia onde é impossível que o estudioso tenha total domínio do saber, porém todo antropólogo deve ter conhecimento de que entre tais áreas existe uma relação muito estreita quando se fala de estudo do homem. (p.17)
A antropologia biológica analisa o desenvolvimento do homem na área física, suas problemáticas entre o genético,geográfico e cultural, tentando assim decifrar como esses fatores podem influenciar o desenvolvimento do homem, sendo também importante para o rompimento das relações entre a ciência da vida e a ciência humana. (p.17)
A antropologia pré-histórica visa a reconstituição das sociedades através de técnicas e organizações sociais, trabalhando abordagem idêntica a de outras vertentes da antropologia(antropologia histórica e antropologia social e cultural), sendo que o estudioso que trabalhar com acesso aos textos e também realiza trabalhos de campo para poder ter seu estudo de forma completa. (p.18)
A antropologia lingüística desta forma o estudioso consegue analisar as diversas formas de expressão do homem, como eles vivem, como se comunicam com a sociedade e como interpretam o seu próprio saber,situando-se no centro de varias outras doutrinas antropológicas. (p.18)
A antropologia psicológica é um campo da antropologia que o autor acrescenta como o quinto pólo antropológico, pois acredita que o antropólogo não se confronta somente com os diversos campos sociais do homem, mas também com os diversos estados psíquicos do homem, onde cada individuo estudado apresenta comportamentoparticular de forma consciente ou de forma inconsciente, ele afirma que este campo é indissociável para o estudo antropológico. (p.19)
A antropologia social e cultural é o ramo antropológico que nosso autor tem mais competência para falar, sendo que ela diz respeito a tudo constitui uma sociedade: os modos de produção econômica, técnicas, organização política e jurídica, suas crenças religiosas, sua...
tracking img