Ordenamento juridico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DO ORDENAMENTO JURIDICO

COMECEMOS COM A PREMISSA DE QUE O ORDENAMENTO JURIDICO SE COMPOE DE INFINITAS NORMAS, E PODEMOS NOS PERGUNTAR: QTAS NORMAS REGEM O NOSSO ODEMANENTO JURIDICO? NÃOPODERIAMOS NUMERAR QUANTAS SÃO.
O QUE PODERIAMOS AFIRMAR É QUE O Brasil tem milhares de leis que tratam de todo tipo de assuntos.
As leis são elaboradas e fiscalizadas pelo congresso NACIONAL, FORMADAPELA CAMARA E PELO SENADO.
UM PROJETO DE LEI, QUE SEVE PARA MODIFICAR OU CRIAR UMA LE,I PODE SER PROPOSTO POR DEPURTADO OU SENADOR COMISSOES DA CAMARA OU SENADO, PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA.OUAPRESENTAÇÃO DE PROJETO DE LEI PELO PODER JUDICIARIO , PELO PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA OU POR INICIATIVA POPULAR.
A CONSTITUIÇÃO É A LEI MAIOR QUE REGE TODO O ESTADO, QUE O ORGANIZA E DEFINE OSDIREITO E DEVERES DO CIDADDAO E PODE SER ALTERADA POR UMA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇAO. TODAS AS OUTRAS LEIS DEVEM ESTAR DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO, NUNCA INDO DE ENCONTRO A SUA SUPREMACIA.
MESMOCOM TODA ESSA COMPLEXIDADE, É POSSIVEL A UNIDADE DO ORDENAMENTO JURUDICO.
A UNIDADE DO ORDENAMENTO FOI INCIALMENTE EXPLICADA PELA TEORIA DA CONSTITUIÇÃO ESCALONADA, POR KELSEN.
A TEORIA CONSISTEQUE AS NORMAS NÃO ESTAO TODAS EM UM MESMO PALNO, É COMPOSTA POR NORMAS SUPERIORES E INFERIORES, AS INFERIORES FICAM SUBMETIDAS ÀS SUPERIORES.
SUBINDO DAS INFERIORES PARA AS SUPERIORES, CHEGA-SE A UMANORMA SUPREMA, QUE NÃO DEPENDE DE NENHUMA OUTRA E SOBRE A QUAL RECOA-SE A UNIDADE DO ORDENAMENTO, É A NORMA FUNDAMEENTAL, QUE NO NOSSAO CASO É A CONSTITUIÇÃO FEDRAL, A CONSTITUIÇÃO CIDADA.É COMPOSTAPOR 232 ARTIGOS, QUE TRATA DE
TODAS AS REGRAS QUE DEVEM SER SEGUIDAS POR TODOS OS BRASILEIROS, PARA PROMOVERA A PAZ, A ORDEM E O EQUILIBRIO NA CONVIVENCIA EM SOCIEDADE.

SOBRE A TEORIA DE NORBERTOBOBBIO:
NOBERTO BOBBIO FOI UM ACADEMICO, NASCIDO EM TURIM, ITALIA EM 1910 NO SEIO DE UMA FAMILIA BURGUESA, FOI PROFESSOR, ATIVISTA POLITICO (CHEGANDO ATE MESMO A SER PRESO), E MORREU AOS 94 ANOS...
tracking img