Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGUIAR, Antonio Geraldo de. Serviço Social e Filosofia: das origens a Araxá. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 1985.
Capítulo I
A Igreja, o Tomismo e o Serviço Social
A Igreja Católica no Século XX
1 A Igreja Universal
• “No século XIX, na Europa, os operários viviam, em grau extremo, a miséria e a exploração decorrentes da industrialização e desenvolvimento do capitalismo. Essa situação dá umagrande dimensão à questão social, levando a Igreja a se posicionar. Esta via a época como de grande crise, de decadência da moral e dos costumes cristãos. Esta situação decorre – segundo a Igreja – do liberalismo e do comunismo.” (pag. 17)

• “A Igreja, a partir do final do século XIX, começa uma intervenção mais clara e definida no social. De início tem-se a promulgação da Encíclica RerumNovarum, que aponta como causa da situação decadente o liberalismo e o comunismo. E preconiza a intervenção do Estado como solução para o problema operário. [...] Contrapondo ao socialismo, o Papa que o que deve existir é a concordância das classes e não a luta entre elas.” (pag. 17-18)

• “Dentro de uma ação da Igreja, o Papa pede aos operários católicos que se associem. [...] Restauração doscostumes, reforma social, estas idéias serão as bandeiras dos cristãos nessa época. “[...] para que a família humana colha vantagens melhores e mais abundantes são de absoluta necessidade duas coisas: a reforma das instituições e a emenda dos costumes.”” (pag. 18-19)

• “É preciso reconstruir a sociedade. Essa reconstrução implica mudança da moral, dos costumes. É preciso recristianizar a sociedade.Pois as bases fundamentais da sociedade não eram questionadas, hajam vista todas as diretivas de obediência á autoridade [...].”(pag. 19)

2 A Ação Católica
• “Dentro da ação da Igreja, a Ação Católica é outro movimento. Um movimento de leigos. A Ação Católica no dizer de Pio XI “... é a participação do laicato no apostolado hierárquico da Igreja”. A Ação Católica tem como missão a divulgaçãoda doutrina da Igreja em vista à reforma social.” (pag. 19-20)

• “[...] cabe à Ação Católica fazer, com a propaganda oral e escrita, larga difusão dos princípios fundamentais que sirvam para a constituição duma ordem social cristã, de acordo com os documentos pontifícios.” (pag. 20)

3 A Igreja no Brasil

• “[...] a preocupação fundamental da Igreja concentra-se na reforma social, narestauração da sociedade cristã, e essa será a preocupação do episcopado brasileiro. Dentro do episcopado nacional, salientamos o Cardeal Leme, no Rio de Janeiro. Terá papel relevante na organização do catolicismo no Brasil, bem como na atuação junto ao governo civil.” (pag. 20-21)

• “D. Leme inicia uma ação marcante com sua Carta Pastoral de 1916. Na referida carta, analisa a situação do Brasil doponto de vista religioso. Mostra a ignorância e acomodação por parte dos católicos, a ausência da religião nas instituições, a ignorância religiosa dos intelectuais brasileiros [...].” (pag. 21)

3.1 Formação do Laicato
• “D. Leme, como outros bispos, se preocupa em formar o laicato. No Rio de Janeiro, a fundação da Confederação Católica, tem o objetivo de coordenar e disciplinar o apostoladoda Igreja.” (pag. 22)
• “[...] dá o nome de Ação Católica Brasileira. Seu objetivo imediato é formar o laicato católico para colaborar na missão sublime da Igreja- salvar almas pela cristianização dos indivíduos, da Família e da Sociedade. Formar consciências” primorosamente cristãs. ”” (pag. 23)
• “A preocupação da formação da Ação Católica centrar-se-á nas elites. Na medida em que estiverempreparadas, serão capazes de influenciar na vida social. As eleites devem cristianizar o povo.” (pag. 23)
3.2 Ação junto aos intelectuais e universitários. Fundação das faculdades católicas.
• “Um outro trabalho desenvolvido por D. Leme e que terá repercussão nacional é o desenvolvimento junto aos intelectuais e universitários. [...] no Concílio Plenário Brasileiro de 1938 aponta a criação da...
tracking img