Cerveja bohemia - marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bohemia...

Pense em 1853. Nem luz elétrica havia. Telefone? Só duas décadas depois. Quem apostaria que uma cerveja criada nesse ano pudesse ainda hoje continuar na mesa dos brasileiros? Proeza realizada pela BOHEMIA, considerada a primeira cerveja do Brasil, uma marca de qualidade superior, feita com ingredientes importados, e mestre cervejeiro exclusivo que se dedica à alquimia desta fórmulaoriginal há mais de 150 anos.

A HISTÓRIA
A marca de cerveja BOHEMIA surgiu em fevereiro de 1853, com produção artesanal, na cidade de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro, pelas mãos do imigrante alemão Henrique Kremer, um conceituado artista que se especializara na cobertura de casas com tábuas. Quando foi fundada, a BOHEMIA tinha todas as características das pequenascervejarias tipicamente alemãs, inclusive em relação à qualidade. Sua produção inicial era de seis mil garrafas por mês. A distribuição era feita por carros puxados por animais, charretes e até carrinhos de mão, inicialmente, com vendas diretas (da fábrica para os negociantes) e, mais tarde, por meio de pequenos revendedores da cidade de Petrópolis e região. O produto logo ficou famoso na região por seusabor, tornando-se uma das cervejas prediletas da corte de Dom Pedro II. A BOHEMIA tinha características de uma cerveja com estilo alemã: amarga e forte. Com o decorrer dos anos, seu sabor passou a adquirir as características de outras marcas existentes: mais leve, suave e menos amarga, atingindo o padrão tradicional de qualidade dos dias atuais.

Com a morte de Henrique, em 1865, seusherdeiros constituíram a empresa Augusto Kremer & Cia., que existiu até que os sócios se separaram, em 1876, ficando à frente da empresa Frederico Guilherme Lindscheid. Foi então que a cervejaria recebeu o nome de Imperial Fábrica de Cerveja Nacional e sua cerveja passou a ser conhecida como “ouro líquido”. Entretanto, informalmente os consumidores chamavam a cerveja de BOHEMIA. A história nãoregistra por que. Seria talvez porque Kremer fosse originário daquela região da Alemanha. Em 1898, com a morte de Frederico, sua filha, Carolina, então casada com Henrique Kremer, neto do fundador, e o mais novo sócio, Guilherme Bradac, criaram a Companhia Cervejaria Bohemia. Quando a Companhia Antarctica Paulista adquiriu a empresa, em 1960, o fez por intermédio do Diários Associados, representado pelojornalista Carlos Rizzini, então presidente da BOHEMIA. Naquela época, a produção da cerveja era de 10 mil dúzias por mês.

Desde 2003, a marca vem investindo para desenvolver o conceito de harmonização gastronômica da cerveja, difundindo-a em eventos gastronômicos e workshops, além do lançamento de edições limitadas e especiais como a Bohemia Escura e Bohemia Weiss (ambas entraramdefinitivamente em linha de produção), Bohemia Royal Ale, Bohemia Confraria e mais recentemente a Bohemia Oaken, primeira cerveja do Brasil maturada em barris de carvalho. Em 2008, a marca ganhou nova identidade visual no rótulo, além de novos formatos de garrafas que transmitissem toda a tradição e qualidade de seus produtos e de sua rica herança. Além disso, houve mudança também de sua logomarca no rótulo,com suavização das letras, que agora tem serifas menos arredondadas e redução da sombra.

Em 2010, a BOHEMIA voltou às suas raízes com o anúncio da revitalização da Cervejaria Bohemia em Petrópolis. Além da operação fabril, que havia sido interrompida em 1998, a Cervejaria Bohemia resgata a cultura cervejeira da cidade imperial, além de possibilitar aos moradores de Petrópolis e visitantes detodo país a conhecer a história, ritos e mitos da cerveja no Brasil.

Atualmente o portifólio da Bohemia traz, além da Pilsen original, outras cervejas.
A Bohemia Weiss (cerveja de trigo), a Bohemia Confraria (uma cerveja tipo Abadia) e a Bohemia Escura (cerveja do tipo Schwarzbier), todas gozam de muito boa reputação no mercado nacional e colaboram ainda mais para a manutenção do status da...
tracking img