Estudo case bohemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA





ELABORAÇÃO CASE BOHEMIA






GUILHERME ALVARES, GUILHERME AMARANTE, JEDSON DORNELES, PEDRO HENRIQUE GOMES, WALKIR GUERRA, WILIAM BARBOSA











SÃO BORJA
2013

O Mercado Nacional de Cerveja

O Brasil ocupa hoje a terceira posição mundial em produção de cerveja, com produção de 12,4bilhões de litros, atrás apenas da China (45 bilhões de litros) e Estados Unidos (35 bilhões de litros), superando a Rússia (11,6 bilhões de litros) e a Alemanha (10,8 bilhões de litros). O consumo oscila em torno dos 60 litros per capita/ano.
A maioria do público consumidor ainda é o masculino, mas as mulheres representam hoje cerca de 33% do consumo nacional de cerveja e segundo a Latin Panel,a cerveja é a bebida predileta de 29% das mulheres entre 30 e 39 anos.
As mulheres com idade entre 40 e 49 anos são responsáveis por 24% do consumo de cerveja no país. Quanto ao tipo preferido da bebida, 79% das consumidoras preferem Chopp claro e 21% são fãs do Chopp escuro. A pesquisa constatou também que as mulheres gastam 6% a mais do que os homens em cervejas tipo Premium, que costumamser mais caras.

A Bohemia

Em 1853 nascia a primeira cervejaria do Brasil, fundada em Petrópolis, Rio de Janeiro, pelo colono alemão Henrique Kremer, a cervejaria Bohemia. Com o passar do tempo, em 1859, a produção da cerveja Bohemia que era artesanal crescia e conquistava mais apreciadores a cada dia. Após o falecimento de Henrique Kremer, a fábrica da cerveja fica com os seusherdeiros e passa a se chamar Augusto Kremer & Cia.
Quando a sociedade dos herdeiros termina a fábrica passa a se chamar “Imperial Fábrica de Cerveja Nacional” que chegou a marca de um milhão de garrafas no ano de 1883. Anos depois, a Companhia Cervejaria Bohemia foi formalizada, e conquistou maior reconhecimento após receber o Grande Prêmio na Exposição Nacional do Rio de Janeiro nos anos de 1908e novamente em 1922.
Mas apesar de todo o seu reconhecimento só em 1980 é feita a primeira campanha publicitária da cerveja aumentando ainda mais o conhecimento da marca pelas pessoas. A cada ano que passava a cervejaria Bohemia aumentava cada vez mais sua produção, chegando a marca de 350 mil dúzias de garrafas por mês no ano de 1998 em Jacarepaguá, na sua nova fábrica e comandada pelaCompanhia Antártica Paulista que comprou a empresa no ano de 1960.
Em 2012 a Bohemia resolveu “acordar” para um novo conceito de cerveja, trabalhar um novo público alvo e posicionar seus produtos de forma que consiga explorar ao máximo a história e qualidade da cerveja. Ela reativou a fábrica (com salas que ainda mantem a estrutura original), abriu para visitação, construiu um museu dacerveja e ainda um bar ao lado da fábrica.
Depois disso, a cervejaria inovou trazendo novos tipos de cerveja e em 2013 a Cervejaria Bohemia completa 160 anos.
A Bohemia foi a primeira cerveja a ser fabricada no Brasil. Sempre produzida em quantidades limitadas na fábrica de Petrópolis (RJ), com água pura e cristalina da montanha, mantém há 147 anos sua fórmula original de fabricação, valorprezado até hoje.
Por ser uma cerveja antiga, seu marketing é voltado para a sua tradição. A marca valoriza sua composição e trata como um ritual o processo que vai desde a sua fabricação até sua degustação, sendo a manutenção da qualidade a maior preocupação e prioridade da empresa, muito mais do que propaganda. Suas investidas em anúncios são sempre relacionados à esses itens.
Comonão investe tão pesado em mídia como as concorrentes, acaba perdendo seu espaço no mercado, porém tem seu público fiel, sendo ele pessoas maiores de 21 anos, de classe A, B e C, que leem, trabalham e/ou estudam chefes de família, veem televisão e ouvem rádio com frequência, curtem eventos de entretenimento, que vão ao Shopping e cinema.

Agências e a Bohemia

A AMBEV Bohemia teve...
tracking img