Fichamento - o dialogismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
in FIORIN, José Luiz. (o dialogismo)
Introdução ao pensamento de Bakhtin - São Paulo: Ed. Ática, 2006.

O dialogismo (p. 18)

“A orientação dialógica é naturalmente um fenômeno próprio a todo discurso. Trata – se da orientação natural de qualquer discurso vivo.” (p. 18).

“Segundo Bakhtin, a língua, em sua totalidade concreta, viva, em seu uso real, tem a propriedade de ser dialógica.”(p.18).

“todos os enunciados no processo de comunicação, independentemente de sua dimensão, são dialógicos. [...] Isso quer dizer que o enunciador, para constituir um discurso, leva em conta o discurso de outrem, que está presente no seu. [...] O dialogismo são as relações de sentido que se estabelecem entre dois enunciados.” (p. 19).

“O real apresenta-se para nós sempre semioticamente, ouseja, linguisticamente.” (p. 19).

“Não há nenhum objeto que não apareça cercado, envolto, embebido em discursos. Por isso, todo discurso que fale de qualquer objeto não está voltado para a realidade em si, mas para os discursos que a circundam.” (p. 19).

“O discurso com apreciação administrativa dialoga com o discurso com entonação desdenhosa, um constitui-se a partir do outro.” (p.20).“Não são as unidades da língua que são dialógicas, mas os enunciados.” (p.20).

“As unidades da língua são os sons, as palavras e as orações, enquanto os enunciados são as unidades reais de comunicação. As primeiras são repetíveis. [...] os enunciados são repetíveis. [...] Translinguística, que teria como objeto o estudo dos enunciados.” (p. 20).

“O que Bakhtin tinha em mente era constituir umaciência que fosse além da linguística, examinando o funcionamento real da linguagem em sua unicidade e não somente o sistema virtual que permite esse funcionamento.” (p. 21).

“O objeto, pois, da translinguística são os aspectos e as formas das relações dialógicas entre enunciados e entre suas formas tipológicas.” (p. 21).

“O enunciado é a replica de um dialogo. [...] o que é constitutivo doenunciado é que ele não existe fora das relações dialógicas.” (p. 21).

“Língua não pertencem a ninguém, não têm autor. Com efeito, uma palavra como “água” está à disposição de todos para ser usada nos enunciados, ninguém pode reivindicar sua autoria. Por isso, as relações entre as unidades da língua são relações semânticas ou lógicas. [...] Já os enunciados têm autor. Por isso, revelam umaoposição.” (p. 22).

“Uma outra diferença é que as unidades da língua são completas, mas não têm acabamento que permite uma resposta. [...] O enunciado, entretanto, sendo uma replica, tem um acabamento especifico que permite uma resposta.” (p. 22).

“As unidades da língua não são dirigidas a ninguém, ao passo que os enunciados têm um destinatário.” (p. 22).

“As unidades da língua são neutras,enquanto os enunciados carregam emoções, juízos de valor, paixões.” (p. 23).

“As unidades da língua, sendo entidades potenciais, têm significação, que é depreendida da relação com outras unidades da mesma língua ou de outros idiomas. [...] Os enunciados têm sentido, que é sempre de ordem dialógica.” (p. 23).

Primeiro conceito de Dialogismo (p. 24)
“O dialogismo é o modo de funcionamento real delinguagem, é o principio constitutivo do enunciado. [...] Um enunciado é sempre heterogêneo, pois ele revela duas paixões, a sua e aquela em oposição à qual ele se constrói. Ele exibe direito e seu avesso.” (p. 24).

“As relações dialógicas tanto podem ser contratuais ou polemicas, de divergência ou de convergência, de aceitação ou de recusa, de acordo ou de desacordo...” (p. 24).

“Se asociedade é dividida em grupos sociais, com interesses divergentes, então os enunciados são sempre o espaço de luta entre vozes sociais, o que significa que são inevitavelmente o lugar da contradição.” (p. 25).

“A teoria Bakhtiniana leva em conta não somente as vozes sociais, mas também as individuais.” (p. 26).

“Em primeiro lugar, o filósofo mostra que a maioria absoluta das opiniões dos...
tracking img