Fichamento a era de vargas - d'araujo, maria celina.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
D'ARAUJO, Maria Celina. A Era de Vargas. São Paulo: Moderna, 1997.

“Chama-se Era Vargas o conjunto das políticas econômicas e sociais introduzidas no país de 1930, (...) iniciativas foram tãofortes que, no limiar do novo século, sua influência ainda é percebida.” (pag. 7)

“Com a eleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1994, ouviu-se novamente o prognóstico de que desta vez a Era Vargaschegava ao fim”. (pag.8)

“O governo dentro da visão varguista, teria o papel de mostrar o caminho para os homens (...) ” (pag. 8)

“A Era de Vargas foi marcada por desenvolvimento econômico,controle sobre os trabalhadores e sindicatos, planejamento estatal, legislação social, investimentos públicos e principalmente, pelo papel atribuído ao Estado como agente econômico.” (pag. 9)

“Esseliberalismo prega o seguinte: tudo o que o governo faz fica malfeito. Portanto quanto menos coisas o governo fizer, melhor para todos. Como contrapartida, os homens livremente articulados e organizadossempre eram menos que o governo quando tratam de resolver seus problemas e suas necessidades. O estado mínimo, (...) é exatamente o oposto do que se concebeu com a Era Vargas” (pag. 10)

“a Era Vargascaracterizou-se pela forte presença de militares na política. (...)os militares ganharam uma notoriedade inédita e tornaram-se parceiros políticos (...)” (pag. 11)

“Getulio Vargas, o mais conhecidopolítico brasileiro do século XX, (...) ficou para a história como “pai dos pobres”, “a mãe dos ricos”, “o ditador sanguinário”, “o maquiavélico”, “o conciliador”, ou ainda como o “chefe donacionalismo” e o “líder do trabalhismo”.” (pag. 13)

“O mais importante líder da corrente republicana foi Júlio de Castilhos, um dos fundadores do Partido Republicano Rio-grandense (PRR) (...)Getúlio foisocializado na política em meio a esse grupo, também conhecido como”chimangos”.” (pag. 14)

“Os estudos de Vargas foram inicialmente orientados para a carreira militar. (...)já com 21 anos (...)...
tracking img