Fichamento Whole Foods

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS EM MARKETING




Fichamento de Estudo de Whole Foods Market




Nome do aluno




Trabalho da disciplina Gestão de Produtos e Marcas Sustentáveis

Tutor: Prof. Alex





RJ/2015

Cenário:
- Varejo Geral de Alimentos – Crescia lentamente sob a pressão dos preços, com baixa demanda e pelapreferência de comer fora de casa. As três maiores que dominavam o seguimento estavam sobre pressão de lojas de descontos e com um formato diferente de atuação. Baixa penetração entre consumidores que valorização empresas que se preocupavam com questões sociais.
- Alimentos Naturais – Em crescimento acelerado. Consumidores estimulados a comprar alimentos naturais e entre outros incentivos estava oaumento na taxa de obesidade em vários estados. Crescia a valorização e a preferência por empresas que se preocupavam com questões sociais.
- Regulamentação – Após 2000 houve uma padronização e regulamentação na manipulação e produção de alimentos chamados orgânicos. Com isso as vendas de produtos certificados pela Fair Trade cresceram 46% em 2003.
- Produtores e Distribuidores – Três grandestraders dominavam este seguimento.
- Varejistas de produtos Naturais – Em 2000 metade dos $7,8 bilhões de dólares gastos em alimentos orgânicos eram vendidos em supermercados tradicionais. Em 2002 eram disponibilizados em cerca de 20 mil lojas de produtos naturais e 73% dos supermercados convencionais já vendiam alimentos orgânicos. 22% desse total de vendas na categoria já eram feitas por duasgrandes cadeias de varejo, o Whole Foods e a Wild Oatis, em apenas 234 lojas.
A Whole Foods Market Inc é exemplo de empresa altamente sustentável com alto nível responsabilidade social. O sucesso de uma empresa depende de uma estratégia que envolva todos os setores da empresa, colocando a visão do cliente por todos os setores da empresa. O relacionamento com o cliente tem que ir além da relaçãocomercial e o envolvimento dos colaboradores, parceiros e fornecedores é fundamental.
Fundada em 1977 quando John Mackey, um ex-estudante de filosofia e religião, aplicou os ensinamentos Maslow sobre a teoria de hierarquia de necessidades humanas que diz que “uma vez que a sua necessidade de segurança alimentar fosse atendida, seres humanos poderiam aspirar a satisfazer sua necessidade de pertencera um grupo ou a uma comunidade e sua necessidade de beleza” e ao projetar cada loja nova loja, insistia em ter uma área de estar confortável que permitisse o cliente uma pausa rápida, tendo como ponto forte a ênfase na degustação e na amostragem dentro das lojas, desta forma, promover seus produtos mais sofisticados. Aos 50 anos, andava de camisetas de mangas curtas, short e sandálias (seuuniforme) e mais se parecia com um líder de uma seita do que com o líder de uma empresa. Um de seus objetivos é ajudar a criar uma organização que manifesta o amor, a alegria e a felicidade.
Sua primeira loja não só vendia orgânicos, mas carne sem hormônio, sorvetes, milho em flocos e chocolate sem conservantes. Em 1980 adquiriu quatro lojas e construiu mais sete, tornando-se uma das cadeias dealimentos naturais do país. Adquiriu muitos estabelecimentos de comida natural local, que lhe deu acesso a principais localidades e mercados. De olho na diversidade de motivos para as compras de produtos naturais que foi dividido em três grupos pela LOHAS (Em português, Estilo de Vida Saldável e Sustentável), os Periféricos (24% dos consumidores de orgânicos), os de Nível Médio (39% dos consumidores deorgânicos) e os Centrais (37% de todos os consumidores de orgânicos) o Whole Foods enfatizou os alimentos perecíveis, principalmente os alimentos frescos para atrair os clientes sofisticados para o alimento natural (65% do volume de vendas da cadeia em 2005, acima dos 57% de 10 anos antes). A imagem de produtos alimentares naturais e do Whole Foods estava intimamente ligados a seção de produtos...
tracking img