Fichamento Case Whole Foods Market Inc Izadora Azevedo Ribeiro

1003 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM MARKETING

Fichamento Case Whole Foods Market, Inc.

Izadora Azevedo Ribeiro

Trabalho da disciplina Gestão de Produtos e Marcas Sustentáveis Tutor: Profª. Denise Alves Tavares Freire

Salvador - BA
2015

Whole Foods Market, Inc.
REFERÊNCIA: Wells, John R., e Travis Haglock. “Whole Foods Market, Inc.”, Revista Harvard Business School, case 710-P01, 3 de abril de 2008.

Em 1977, John Mackey, o fundador e CEO do Whole Foods, se juntou a uma cooperativa vegetariana em Austin, e criou a Whole Foods, a maior rede de alimentos in natura (natural) do varejo americano.
A Whole Foods venderia não só orgânicos, mas também carnes sem hormônio, sorvete, milho em flocos e chocolate sem conservantes. Em 1980, o Whole Foods adquiriu quatro lojas e construiu sete outras, tornando-se uma das cadeias de alimentos naturais do país.
Em 1992, Mackey decidiu acelerar o desenvolvimento da empresa e lançou uma oferta pública inicial, levantando $23 milhões. Aproveitando da fragmentada indústria varejista de alimentos naturais e adquiriu muitos estabelecimentos de comida natural locais.
Em 2005, o Whole Foods já era a maior rede do varejo de alimentos naturais e crescera de uma única loja em 1980 para 175 lojas com aproximadamente 38.000 empregados.
O sucesso do Whole Foods começou a atrair a concorrência, grandes empresas como a Wild Oats, Wal-Mart e Costco estavam oferecendo linhas de produtos naturais. Além de mercearias e delicassens de bairro. Então surgiu a dúvida se a empresa seria capaz de manter a liderança.
Em 2005, as vendas de alimentos orgânicos e não alimentares nos EUA aumentou 17% em relação a 2004. Os consumidores começaram a comprar os alimentos naturais por diversos fatores. Uma pesquisa revelou que as cinco principais motivações para a compra de orgânicos foram: nutrição e saúde (66%), sabor (38%), segurança dos alimentos (30%), ambiente (26%) e disponibilidade

Relacionados