Fichamento: uma abordagem aplicada ao problema de roteamento de veículos utilizando a busca tabu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Aspecto formal
1. Referências bibliográficas:
- Autor: GÓMEZ, Arthur; GALAFASSI, Christiano.
-Artigo: UMA ABORDAGEM APLICADA AO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS UTILIZANDO A BUSCA TABU
- Local de edição: São Leopoldo - RS
- Data da publicação: Agosto/2011.

II. Conteúdo
1. Resumo do texto.

Nos custos logísticos um problema frequente é a redução dos custos de transporte e melhoriados serviços. O Problema de Roteamento de Veículos (PRV) pode ser otimizado através de métodos como metaheurísticas, Busca Tabu, esse método evita retornar a um ótimo local visitado previamente, de forma a minimizar o tempo de busca para a melhor rota.

Problema de Roteamento de Veículos
O problema se trata da escolha para a melhor rota para os veículos de modo a percorrer a menor distânciacom o menor custo, de modo a atender todos os clientes. Baseados em um único depósito central e somente a restrição de capacidade é imposta.

Métodos para resolução do PRVC
Alguns métodos foram desenvolvidos para resolução do PRV, que se classificam em: Métodos Exatos (problemas com poucas centenas de clientes), Heurísticas (métodos: construtores, de duas fases e melhoramento) e Metaheurísticas(problemas de otimização combinatória) tem sido mais propostas para resolução de PRV hoje, pois apresenta uma vantagem que deixam um ótimo local, alterando a função objetivo para explorar regiões mais promissoras, dentre elas o Busca Tabu.

Formulação Matemática
A formulação matemática tem como função objetivo minimizar da distância/custo/tempo. Com as restrições que garantem que o vértice sejaatendido por um único veículo. A equação garante que um veículo deixe o vértice aonde foi atnder a demanda tão longe alcance este vértice. Há uma restrição que limita a duração máxima da rota e há também restrições que expressam que a disponibilidade do veículo não pode ser excedida. Há definição do conjunto de variáveis binárias.

Arquitetura do Modelo
É através dessa arquitetura queconseguimos identificar os critérios de parada do modelo. Os dados de entrada são tratados por um algoritmo de geração de redes, são calculadas as distancias entre os vértices do problema e as arestas com base nas coordenadas (x1 , Y1) e (x2 , Y2) através da equação (10). Formando assim a matriz de distancias simétricas.
Com base nessa matriz, obtemos a solução inicial, pelo processo de geração aleatóriae assim é aplicado todas as combinações de parâmetros propostos. A estrutura de vizinhança consiste de quatro movimentos (V1, V2, V3 e V4). O primeiro movimento (V1) consiste na aplicação da heurística de melhoramento inter-route, alterando a ordem de visita dos clientes dentro de sua rotas. O segundo movimento (V2) consiste na aplicação da heurística de melhoramento intra-route, inserindoclientes em diferentes rotas, respeitando as restrições do modelo. O terceiro movimento (V3) consiste na troca de dois clientes de rotas diferentes, entre si, e o quarto movimento (V4) consiste na aplicação da heurística do vizinho mais próximo nas rotas, de modo a reorganizar a seqüência de visitação da rota em questão.
Buscando sempre melhorar a qualidade das soluções fornecidas, a cada nova solução,é gravada uma lista de solução com as cinco melhores. A cada 20 iterações sem melhora da função objetivo, o melhor candidato é utilizado na geração de um grande número de soluções vizinhas, realizando buscas mais intensificadas em áreas promissoras. Cada vez que um candidato é selecionado, ele é removido do conjunto soluções e a Lista Tabu armazena, o cliente, a rota e de onde foi removido,tornando mais flexível o movimento desse cliente, uma vez que ele poderá ser destinado a uma nova rota. Ainda assim, um movimento considerado Tabu poderá ser escolhido se acontecer uma melhora na função objetivo. O critério de parada utilizado será o número máximo de interações (nbmax).

Descrição dos Experimentos
Duas analises são focadas nos experimentos, a primeira busca analisar os impactos do...
tracking img