Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Prof. Me. Reginaldo Donizete Alves
O Papel da Sociedade Civil na Dinâmica Social e na Luta pelo Desenvolvimento Sustentável.
Palavras Chave: Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Civil.

Ciências Sociais

1

•Compreender a relação existente entre o conceito de cidadania e conscientização ecológica ativa. •Estabelecer a relação entre evolução social, mobilidade social, movimentos sociais,Sociedade Civil e terceiro setor. •Identificar, na medida do possível, a relação dos temas com a administração.
2

Objetivos

As sociedades humanas constante movimento.

A Dinâmica Social

estão

em

Durante o século XX as mudanças foram significativas em todos os sentidos. Ex. Globalização

3

1

A mudança social ocorre quando muda as estruturas e os relacionamentos sociaisna sociedade. a) Causas Geográficas: fenômenos naturais (seca, chuva,terremotos etc).

Causas das Mudanças Sociais

4

b) Socioeconômicas: são as mudanças que envolvem processos sociais e econômicos que afetam a organização social, modificando-as. Ex. construção de barragens, duplicação de rodovias.

5

c) Culturais: descobertas científicas, invenções, promoção de eventos culturais(festivais), desenvolvimento da filosofia etc..

6

2

A evolução social é o resultado cumulativo de mudanças sofridas pela sociedade no decorrer de um certo período e orientadas numa mesma direção. Exemplo: internet

Evolução Social e Mobilidade Social

7

Já a Mobilidade Social refere-se à circulação de indivíduos ou grupos ao longo das escalas de estratificação social. Em outraspalavras, é a mudança de uma posição social para outra.
Vídeo ascensão da classe C

8

• Fonte: • http://www.youtube.com/watch?v= 9YAy9qVtkCI. Acesso em 09 de ago de 2011. • Duração: 2:38

Vídeo ascensão da classe C

9

3

10

Coletividade de indivíduos envolvida num esforço organizado para promover ou resistir à mudança na sociedade ou grupo de que é parte. parte. Ex. Movimento ecológico,de moradia, o MST, movimento feminista etc..
11

Movimentos Sociais

Esfera das relações entre indivíduos, entre grupos, entre classes sociais, que se desenvolvem às margens das relações de poder que caracterizam as instituições estatais. Exemplo: sindicatos, OAB, CFA, CFC, sociedades de bairro, agremiações estudantis, etc.

A Sociedade Civil

12

4

A Sociedade Civil
sociais seorganizam, se associam e se mobilizam. É na sociedade civil que as forças

13

Cidadania se refere à condição de um indivíduo como membro de um Estado, sendo ele portador de direitos, obrigações e de liberdade, assegurados em lei.

A Cidadania

14

Não basta estarem estabelecidos na Constituição os direitos e deveres. É necessário que o indivíduo possa vivenciar esses direitos.

Extensãoda Cidadania

15

5

Exemplos: direito ao voto, direitos dos idosos, das minorias, acesso ao ensino básico, direito de ir e vir (liberdade), direito ao trabalho, à segurança, à saúde etc. Grande conquista da Cons tituição Federal de 1988.
16

Extensão da Cidadania

O Terceiro Setor
A importância do Terceiro Setor pode ser verificada nos mais diversos setores que se beneficiam dosserviços públicos prestados.

17

O Terceiro Setor ocupa um espaço deixado vago pelo Estado e beneficiam a educação,Saúde, lazer, direitos humanos, cultura, habitação etc.

18

6

Atributos estruturais: a) Organizadas e institucionalizadas; b) são privadas; c) Possuem gestão própria; d) Sem fins lucrativos; e) trabalho voluntário.

O Terceiro Setor

19

O Terceiro Setor
O espaço doTerceiro Setor tem se ampliado porque se caracterizam mais como uma ação de cidadania do que uma alternativa política. Exemplo: ONGs
20

Na intensa ocupação do planeta, o homem relaciona-se com os mais diversos ecossistemas, tornando-se cada vez mais dependente de sua conservação.

População e Meio Ambiente

21

7

Há mais de 10 mil anos o homem tem “alterado” a ordem da natureza....
tracking img