Fichamento testemunha ocular – os filhos de malinowski

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

Testemunha Ocular – Os filhos de Malinowski

➢ “Não se aprende o exótico recuando das imediatidades do contato para as simetrias do pensamente (...) . Ele é aprendido quando osujeito se deixa perder, ou deixa talves perder sua alma, nessas imediatidades .” (p. 103)
➢ “Como Tristes trópicos e as “Operações on the Akobo”, o Diário no sentido estrito da palavra projeta-noscom uma força repentina nas peculiaridades de uma estratégia distinta de construção do texto antropológico.
Como demonstram meus excertos, o problema que o Diário destaca em primeiro plano, ecom o qual (...) fica quase completamente absorto, é, que a vida nativa, quando se pretende tentar essa abordagem da etnografia pela imersão total” (p.104)
➢ “Para o etnógrafo, colocar o alcancede sua sensibilidade(...) no centro de sua etnógrafia é criar para si um tipo característico problema de construção de texto: tornar seu relato fidedigno, tornando fidedigna a sua própria pessoa.” (p.106)
➢ “Isso porque, muito antes de existir o Diário para dramatizar esse fato para os destentos, Malinowski formulou a questão do ‘Estar lá’ em sua forma mais radical , se não necessariamente amais produtiva.” (p.111)
➢ “A eles foi legado não um método de pesquisa como tantas vezes se supõe(...) mais um dilema literário: a descrição Participante.

O problema para reformulá-lonos termos mais prosaicos (...) é representar o processo de pesquisa no produto da pesquisa; escrever etnografia de modo a colocar numa relação inteligível as interpretações que alguém faz de umasociedade (...). Comprometer-se com uma concepção essencialmente biográfica do Estar Lá, em vez de uma concepção refletiva,aventureira ou observacional , é comprometer-se com uma abordagem da construçãode texto”. (p.112)

➢ “A maneira mais direta de reunir o trabalho de campo como contato pessoal e a etnografia como relato fidedigno é transformar a forma Diário, que Malinowski usou para seus...
tracking img