A nova face da fotografia e sua influencia na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A nova face da Fotografia e sua influencia na Sociedade1

Priscila Souza
Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP

RESUMO
No mundo completamente midiatizado, o uso de câmeras digitais, e a fotografia tem se tornado cada vez mais popular. Essa, com o tempo, passou a desenvolver um papel mais importante na contemporaneidade. Sua função pode ser um simples registrodo dia a dia, ao jornalismo e arte. Mas o que tem crescido de uma forma absurda, são as práticas fotográfica feita do cotidiano. A popularização das câmeras digitais, a mobilidade e a acessibilidade são fatores responsáveis por esse crescimento. O efeito dessa “constante vigilância” feita por câmeras digitais, e seu impacto na sociedade são objetos de estudo desta pesquisa.

PALAVRAS-CHAVEFotografia, contemporaneidade, mobilidade, sociedade, tecnologia.

INTRODUÇÃO
Ao decorrer do tempo, a fotografia veio ocupando um novo papel diante da sociedade. Aos poucos foi deixando de ter a mera função de registrar e documentar. Henri Cartier-Bresson, um dos mais importantes fotógrafos do século XX considerado por muitos como o pai do fotojornalismo, considera a fotografia como a única forma“capaz de captar a alma humana”, e diz ainda que “fotografar é captar o momento decisivo”. A fotografia vem se tornando cada vez mais popular e seu uso atinge várias áreas da sociedade, se intensificando cada vez mais seu uso no cotidiano. O consumo de câmeras digitais aumentaram 17% de janeiro a maio deste ano (2011), comparado aos cinco meses de 2010. Foram 1,5 milhão de unidades ou R$ 800 mil, deacordo com os dados da GfK (GrowthfromKnowledge).
Esse crescente aumento e popularização do ato de fotografar se dá principalmente por três fatores relevantes:

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Produção Científica do 2º semestre de 2011 e apresentado no 3º Enaicom do Unasp, campus Engenheiro Coelho.
1- A grande transformação que o equipamento fotográfico sofreu ao decorrerdos anos. No século passado por exemplo, as máquinas fotográficas eram caixas enormes, pesadas e de difícil manuseio. Hoje já podemos contar com aparelhos pequenos, com a qualidade bem mais alta e designers sofisticados.
2- Baixo custo dos equipamentos fotográficos, permitindo assim o fácil acesso da população à fotografia.
3- O cotidiano das pessoas mudou, e a imagem (fotografia) setornou um meio de reconhecimento social.
No livro Fotografia e História, Boris Kossoy diz que:
A nova invenção veio pra ficar. Seu consumo crescente e ininterrupto ensejou o gradativo aperfeiçoamento da técnica fotográfica. (...) A enorme aceitação que a fotografia teve, notadamente a partir da década de 1860, propiciou o surgimento de verdadeiros impérios industriais e comerciais. (...) A expressãocultural dos povos exteriorizada através de seus costumes, habitação, monumentos, mitos e religiões, fatos sociais e políticos passou a ser gradativamente documentada pela câmera. (KOSSOY, 2004, pgs. 25-26).
A seguir, veremos fatos que são importantes para a conclusão sobre os impactos que essa mudança na fotografia trouxe para a sociedade.

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
A fotografia, desde suainvenção sempre atraiu o interesse das pessoas, principalmente de cientistas e artistas. Os cientistas usaram sua capacidade para fazer gravações importantes na história, como Eadweard Muybridge em seus estudos sobre locomoção humana e animal (1887).

Com os estudos de Eadweard Muybridge, outros artistas também se interessaram por este aspecto, e também tentaram explorar outros caminhos além daapresentação fotomecânica da realidade. As forças armadas, a polícia e os órgãos segurança já usavam a fotografia para vigilância, identificação e armazenamento de dados. Fotografias aéreas eram utilizadas para levantamento do uso da terra e planejamento de uma determinada região. E assim foi-se crescendo a importância da fotografia para a humanidade.
A primeira fotografia reconhecida pelo...
tracking img