Fichamento sobre o imaginario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DELEUZE. Gilles. Duvidas sobre o imaginário in conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992
Sobre o Imaginário
Apalavra imagem significa a representação de um objeto ou reprodução mental de umasensação na ausência da causa que a produziu. Já o imaginário é o vocábulo fundamental que corresponde á imaginação, como sua função e produto. Composto de imagens mentais é definido a partir de muitasóticas diferentes, até conflitantes. Está no campo das representações, mas como uma tradução não reprodutora, e sim, criadora, poética, é parte da representação, que é intelectual, mas a ultrapassa.Para Durand, o imaginário é o “conjunto das imagens e das relações de imagens que constitui o capital pensado do homo sapiens”, o grande e fundamental denominador onde se encaixam todos os procedimentosdo pensamento humano.O imaginário corresponderia a fase do espelho, ao reconhecimento de si que a criança pequena opera ao descobrir seu reflexo.Para que a criança alcance o nível da realidade, devedeixar o modo imaginário da visão de si e dos outros e utilizar o modo simbólico.A imagem seria portadora de um sentido cativo da significação imaginária, um sentido figurado, constituindo um signointrinsecamente motivado.
O simbolismo é cronológica e ontologicamente anterior a qualquer significância áudio visual; a sua estruturação está na raiz de qualquer pensamento. No cinema, a imagemcomporia, mas do que algo visível, algo legível, assim como um diagrama, porque há o que ver na imagem e o que ver por trás da imagem,a imagem torna-se então, pensamento.O olho faz parte da imagem, é avisibilidade dela, e o cinema é produtor de realidade.O signo é que efetua a idéia, e as imagens no cinema são, para ele, signos que não se definem por representar universalmente, mas pela suassingularidades internas.
Quando se refere ao imaginário, Deluze recusa atribuir-lhe irrealidade, mas o vê como um conjunto de trocas entre uma imagem real e uma virtual.A ultrapassagem do imaginário se...
tracking img