Fichamento sobre o estado federal - dallari, dalmo de abreu. elementos de teoria geral do estado. 24 ed. são paulo: saraiva, 2003, p. 254-262.

Páginas: 4 (892 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2012
CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO









VICTOR PEREIRA KARPEN














FICHAMENTO SOBRE O ESTADO FEDERAL
























CANOINHAS
2012

O Estado FederalUm Estado pode ser classificado como unitário, quando possui poder centralizado, onde este é o núcleo de todo o poder político; Federais quando criam a vários destes núcleos de poder político; e,modernamente, alguns autores sustentam a existência de outro tipo de Estado, o Estado Regional, menos descentralizado que o Federal, entretanto menos centralizado que o Unitário, como por exemplo, aEspanha e a Itália.
Porém, para a grande maioria dos autores que tratam desse tipo de assunto, a melhor forma de fugir do processo de centralização do poder, é o Estado Federal, pois o EstadoRegional apenas é uma forma um pouco mais descentralizada da forma Unitária.
Primeiramente, deve-se entender que o termo “Estado Federal” é uma forma de Estado, e não de governo. Porém, a uma linhatênue que separa os problemas de governo e adoção de uma organização federativa, porque quando se escolhe um estilo de federação, quer dizer que essa forma foi adotada por ser a mais conveniente, paraque sob o governo, dois ou mais povos alcancem seus objetivos. Ultimamente, há muitos Estados que vem adotando a forma federativa de Estado, o que pode nos deixar a entender que esta forma de Estado étida como a capaz de saciar as necessidades fundamentais presentes em nossa época.
Como se sabe, o Estado Federal é uma aliança ou união de Estados, entretanto em todas as épocas da nossahistoria, podemos encontrar referências de aliança entre Estados. Mas na realidade, o Estado Federal é um fenômeno moderno que só aparece a partir do século XVIII. Na realidade, o Estado Federal surge com aconstituição dos Estados Unidos da América, em 1787.
Com grandes influências de Montesquieu, elaborou-se um sistema de “freios e contrapesos”, com os três poderes, Legislativo, Executivo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 2009. Capítulo III
  • Dalmo De Abreu Dallari
  • Fichamento: DALLARI, Dalmo Abreu; Elementos da Teoria Geral do Estado
  • Resumo do livro Elementos de Teoria Geral do Estado
  • Elementos da Teoria Geral do Estado
  • Resenha capítulo ii elementos de teoria geral do estado de dalmo de abreu dallari
  • Elementos de teoria geral do estado (dalmo de abreu dallari) livro
  • Dalmo de Abreu Dallari

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!