Fichamento sobre as perspectivas para o teatro na educação com o conhecimeto e pratica pedagogica

769 palavras 4 páginas
FICHAMENTO SOBRE AS PERSPECTIVAS PARA O TEATRO NA EDUCAÇÃO COMOCONHECIMENTO E PRÁTICA PEDAGOGICA.

Fichamento sobre as perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e pratica pedagógica

O Teatro na Educação como uma nova área do conhecimento (KAUBELA, 2006) é uma conquista. No entanto muitos fatores ainda limitam e dificultam a sedimentação não apenas no que se refere às pesquisas teóricas como ao desenvolvimento de práticas significativas.
O teatro como conhecimento que é busca respostas para os questionamentos sobre o que é o mundo, o homem, a relação do homem com o mundo e com outros homens nas teorias contemporâneas do conhecimento que propõe novos paradigmas para a ciência como a complexidade que fala o pensador Edgard Morim.
Courtney (2001) enfatiza através da historia do teatro- educação dos gregos a atualidade que essa é uma maneira fundamental de aprendizagem por permitir o confronto dos problemas da existência e das modificações mentais necessárias para resolvê-Las. Nessa perspectiva, o jogo teatral pode ser aplicado em todas as áreas com a importância de sua forca motivadora que é a de criar o significado da existência humana. O autor aborda o jogo, teatro e pensamento baseado nas teorias de antropologia e psicologia social psicanálise, e psicologia infantil nas modernas teorias do conhecimento behaviorismo da imitação na psicolingüística e também na psicologia do desenvolvimento de Piaget. A criatividade dramática auxilia o pensamento criativo e desenvolvimento social, pois efetiva a passagem do teatro como ilusão para o teatro como realidade cênica.
Um dos problemas para o desenvolvimento das múltiplas linguagens em sala de aula é que as escolas não possuem a mínima estrutura para a atuação dessa pratica de modo efetivo em função das falhas estruturais e conjunturais que se desdobram em outras questões no que se refere ao ensino de artes.
A análise das teorias dos PCN-Arte e a realidade pratica do

Relacionados

  • Estágio Supervisionado
    14371 palavras | 58 páginas