Fichamento sobre antropologia cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Um tipo especial de conhecimento

Esse tópico aborda a ciência como um tipo de conhecimento especial. Pois a ciência como conhecimento experimental, pois destaca o controle desses experimentos e das observações; quanto o senso comum é um conhecimento experimental, não controlado.

2- O método científico

O que caracteriza o método científico, quer nos parecer que o caráter principaldo método científico é o experimental. Isto é, um método eminentemente indutivo, parte da observação dos casos particulares pretendem chegar á uma lei universal.

3- O conceito de ciência

As definições de ciência podem ser como um corpo de conhecimentos sistematizados, ou um conjunto de verdades certas e logicamente encadeadas entre si, de maneira á formar a forma um sistema coerente.4- Objeto da ciência

5- O objeto da ciência é constituído pela realidade que ela se propõe a estudar. Este objeto pode ser material ou formal. O objeto material é o ser concreto que total que se estuda, e o objeto formal é a característica particular, o aspecto especial que se vai considerar do objeto material total.

6- Divisão da ciência

Cada ramo da ciência tem uma ciênciaprópria, teorias, leis, tipos de hipótese, etc. Cada uma delas forma um conjunto de conhecimentos coletados através de técnicas próprias.

7- A dinâmica científica

A ciência apresenta duas visões distintas: uma estática e a outra dinâmica. A ciência estática é a parte sistematizada que engloba o conjunto de dados colhidos até então. A ciência dinâmica considera a ciência como uma atividade; demodo que o atual conhecimento importa principalmente como base para operações posteriores.

8- Ciências naturais e humanas

As ciências naturais edificam leis e teorias explicativas, a ciência humana em contrapartida, a atividade humana tem o cunho de espontaneidade, criatividade e liberdade, escapando da rigidez do determinismo.
9- Ciência pura e aplicada

A ciência puracaracteriza-se pelo conhecimento, trata-se da moderna divisão do trabalho social, a ciência pura sobrevive dentro da organização social contemporânea. A ciência aplicada não é tanto o fato de ser prática, mais principalmente o objetivo que a nutre, isto é, a utilidade ou proveito. Ao contrário, o objetivo imediato da ciência pura é o conhecimento e seu aprimoramento.

Capítulo 2
Antropologia cultural,objeto e método

1- Antropologia e sua divisão

A antropologia pode ser incluída tanto entre as ciências naturais como entre as humanidades e as ciências sócias. A divisão da antropologia é feita da seguinte maneira.
Antropologia geral, antropologia física, é a que estuda os aspectos biológicos do homem, um misto de história natural e ciência natural do homem; Antropologia cultural, é umconjunto complexo que incluí conhecimentos, crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos do homem, enquanto membro da sociedade; A etnologia, que se ocupa do estudo comparado da cultura e da investigação dos problemas teóricos que brotam da análise dos costumes humanos, estuda a cultura do povos dando destaque ás semelhanças e diferenças entre as culturas dos povos,analisando o desenvolvimento histórico de uma cultura e relação entre outras culturas; A linguística trata de um aspecto da cultura, que é língua; A arqueologia pré-histórica utiliza técnicas especiais para determinar a idade dos matérias escavados; A etnografia engloba os métodos e as técnicas que se relacionam com o trabalho de campo, com a classificação, descrição e análise dos fenômenos culturaisparticulares; Antropologia social, se trata dos aspectos matérias da cultura, se voltando principalmente para os aspectos do organização social, costumes, instituições e crenças.

2- Conceito de cultura

A cultura é um conjunto complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costumes, e várias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
A...
tracking img