Fichamento Mécio Pereira Gomes Cap. 1

2292 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
VICTOR HENRIQUE DA SILVA LEITE

FICHAMENTO: ANTROPOLOGIA: CIÊNCIA DO HOMEM: FILOSOFIA DA CULTURA

BELÉM
MAIO - 2014
VICTOR HENRIQUE DA SILVA LEITE

FICHAMENTO: ANTROPOLOGIA: CIÊNCIA DO HOMEM: FILOSOFIA DA CULTURA

Fichamento apresentado como requisito avaliativo parcial à Disciplina: Interface Com a Antropologia.

BELÉM
MAIO - 2014
GOMES, Mércio Pereira. Antropologia: ciência do homem: filosofia da cultura. São Paulo: Contexto, 2011.

Mércio Pereira Gomes é antropólogo e professor universitário. Estudou Antropologia, Linguística e História nas universidades do Oregon, Tulane e Flórida, nos Estados Unidos, durante a década de 70. Foi professor da Unicamp. Atualmente leciona na pós-graduação de História da ciência, das técnicas e da epistemologia na UFRJ. Foi o primeiro a escrever sobre a sobrevivência dos índios no Brasil no livro Os índios e o Brasil. Suas obras são de fundamental relevância para o estudo da Antropologia.

A Abrangência da Antropologia
“’Estudo do homem’ ou ‘lógica do homem são duas possíveis definições distintas, porém convergentes, daquilo que se entende por Antropologia. No primeiro caso a Antropologia faz parte do campo das ciências – ciências humanas – tal como a Sociologia ou a Economia; no segundo caso, está relacionada a temas que estão no campo da Filosofia, da Lógica, da Metafísica e da Hermenêutica, como se fora uma coadjuvante mais sensitiva” (p.11)
“Para surgir a Antropologia – cuja característica mais essencial é mirar o Outro como um possível igual a si mesmo – seria preciso um tempo de dúvidas e ao mesmo tempo de abertura ao reconhecimento do valor próprio de outras culturas. Tal tempo só surgiria séculos depois, quando a Europa em vias de perder sua velha identidade medieval, ainda incerta sobre o que viria a ser, duvidou de si mesma e pôde assim olhar e conceber outros povos, ao menos teoricamente, como variedades da

Relacionados