Fichamento psicopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo a classificação americana de transtornos mentais (DSM-IV-TR), a prevalência geral do transtorno da personalidade anti-social ou psicopatia é de cerca de 3% em homens e 1% em mulheres (...) (SILVA, 2008, p. 54)
[...] problemas se agravam de modo extraordinário devido à ação dos psicopatas e de diversas outras pessoas que, sem desenvolver plenamente essa condição, adotam uma “formapsicopática” de se relacionar com os demais. (SILVA, 2008, p. 55)
[...] destaco a importância de se cultivar um valoroso senso de consciência, pois somente ele é capaz de assegurar a nossa qualidade de vida e a do nosso planeta. (SILVA, 2008, p. 55)
Muito mais do que apelar para o nosso sentimento de medo, os psicopatas, de forma extremamente perversa, apelam para a nossa capacidade de sermossolidários. Eles se utilizam de nossos sentimentos mais nobres para nos dominar e controlar. Os psicopatas se alimentam e se tornam poderosos quando conseguem nos despertar piedade. (SILVA, 2008, p. 61)
Quando sentimos pena, estamos vulneráveis emocionalmente, e é essa a maior arma que os psicopatas podem usar contra nós! (SILVA, 2008, p. 62)
Os psicopatas não levam em consideração as regras sociais, massabem muito bem como utilizá-las a seu favor, além de se divertirem e sentirem prazer com o nosso sofrimento. (SILVA, 2008, p. 63)
Têm mania de grandeza, fascínio pelo poder e pelo controle sobre os outros. (SILVA, 2008, p. 70)
Os psicopatas mostram uma total e impressionante ausência de culpa sobre os efeitos devastadores que suas atitudes provocam nas outras pessoas. (SILVA, 2008, p. 72)Empatia é a capacidade de considerar e respeitar os sentimentos alheios. É a habilidade de se colocar no lugar do outro (...) (SILVA, 2008, p. 73)
Para os psicopatas, as outras pessoas são meros objetos ou coisas, que devem ser usadas sempre que necessários para a satisfação do seu bel prazer. (SILVA, 2008, p. 73-74)
[...] psicopatas são incapazes de amar, eles não possuem a consciência genuína quecaracteriza a espécie humana. (SILVA, 2008, p. 74)
Para os psicopatas, a mentira é como se fosse seu instrumento de trabalho, que é utilizado de forma sistemática e motivo de grande orgulho. (SILVA, 2008, p. 76)
Mentir, trapacear e manipular são talentos inatos dos psicopatas. (SILVA, 2008, p. 76)
Os psicopatas apresentam uma espécie de “pobreza emocional” que pode ser evidenciada pela limitadavariedade e intensidade de seus sentimentos. São incapazes de sentir certos tipos de sentimentos como o amor, a compaixão e o respeito pelo outro. (SILVA, 2008, p. 77-78)
Para eles o medo, como a maioria das emoções, é algo incompleto, superficial, cognitivo por natureza (apenas um conceito de linguagem) e não está associado a alterações corporais. (SILVA, 2008, p. 78)
[...] pôde-se concluirque os psicopatas são muito mais racionais do que emocionais. (SILVA, 2008, p. 79)
Os psicopatas apresentam níveis de autocontrole extremamente reduzidos. São denominados “cabeça-quente” ou “pavio-curto” por sua tendência a responder às frustrações e as críticas com violência súbita, ameaças e desaforos. (SILVA, 2008, p. 84)
Para os psicopatas, obrigações e compromissos não significamabsolutamente nada. A sua incapacidade de serem responsáveis e confiáveis se estendem para todas as áreas de suas vidas. (SILVA, 2008, p. 86)
Quando a questão é família, o comportamento deles também segue o mesmo padrão de indiferença e irresponsabilidade. (SILVA, 2008, p. 86)
Vale à pena destacar que crianças e adolescentes com perfil psicopático costumam realizar intimidações (assédio psicológico) contrapessoas pertencentes aos seus grupos sociais. (SILVA, 2008, p. 88)
Os psicopatas apresentam em sua história de vida alterações comportamentais sérias, desde a mais tenra infância até os seus últimos dias (...) (SILVA, 2008, p. 89)
O diagnóstico de psicopatia somente pode ser feito quando o individuo se encaixa de forma significativa nesse perfil, ou seja, quando possuir a maioria dos...
tracking img