Fichamento psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicologia social e uma nova concepção do homem para psicologia
Transcrição
“Quase nenhuma ação humana tem por seu sujeito um individuo. O sujeito da ação é um grupo, um ‘Nós’, mesmo se a estrutura atual da sociedade, pelo fenômeno da reificação
, tende a encobrir ‘Nos’ ea transforma-lo numa soma de varias individualidades distintas e fechadas umas as outras.” Lucien Goldman 1947.
Arelação entre psicologia e psicologia social deve ser entendida em sua perspectiva histórica quando na década de 50 se iniciam sistematizações em termos de psicologia social, dentro de duas tendências predominantes : uma, na tradição pragmática dos estados unidos
Visando alterar e /ou criar atitudes, interferir nas relações grupais para harmoniza-las e assim garantir a produtividade do grupo—e umaatuação que se caracteriza pela euforia de uma intervenção que minimizaria conflitos, tornando homens ‘felizes’ reconstrutores da humanidade que acabava da destruição de uma II guerra mundial. A outra tendência, que também procura conhecimentos que evitem novas catástrofes mundiais, buscando modelos científicos totalizantes como Lewin e sua teoria de campo. (pag.10)
(...)
Na frança, a tradiçãopsicanalítica é retomada com toda veemência após o movimento de 68, e sob sua ótica é feita uma critica a psicologia social norte-americanacomo uma ciência ideológica ,reprodutora dos interesses da classe dominante,e produto de condições historicas especificas,o que invalida a transposição tal e qual deste conhecimento para outros países,em outras condições histórico-sociais.(...)
Na America Latina,terceiro mundo,dependente econômica e culturalmente, a psicologia social oscila entre o pragmatismo norte –americano e a visão abrangente de um homem que so era compreendido filosófica ou sociologicamente—ou seja , um hoem abstrato.(...).
Nessa ocasião, psicólogos brasileiros também faziam suas criticas, procurando novos rumos para uma psicologia social que atendesse a nossa realidade. Essesmovimentos culminam em 1979(SIP—Lima, Peru) com propostas concretas de uma psicologia social em bases materialista-historicas e voltadas para trabalhos comunitários, agora com a participação de psicólogos peruanos, mexicanos ,e outros .(pag.11)
(...)
O ser humano traz consigo uma dimenção que não mpode ser descartada, que é a sua condição social e histórica, sob o risco de termos uma visão distorcida (ideológica) de seu coportamento.
Um outro ponto de desafio para psicologia social se colocava diate dos conhecimento desenvolvidos—sabíamos das determinações sociais e culturais do seu coportamento, porem onde a criatividade, o poder de transformação da sociedade por ele construída. Os determinantes so nos ensinavam a reproduzir com pequenas variações, as condições sociais nas quais o individuovive.
A ideologia nas ciências humanas
A psicanalize enfatiza a hostoria do individuo,a sociologia recupera ,atreav´s do meterialismo histórico,a especificidade de uma totalidade histórica concreta na analise de cada sociedade.Portanto caberia a psicologia social recuperar o individuona intersecção de sua historia com a historia de sua sociedade –apenas este conhecimento nos permitiria compreender ohomem enquanto produtor da historia.
(...)
Quando as ciências humanan se atem apenas na descrição, seja macro ou microssocial, das relações entre os homens e das instituições sociais, sem considerar a sociedade como um produto histórico-dialetico. Elas não conseguem captar a mediação ideológica e a produzem como fatos inerentes a “natureza” do homem. (...) lembramos aqui o wundt e seu laboratórioque objetivando construiu uma psicologia cientifica que se diferenciasse das esculação filosófica se preoculpando em descrever processos psico fisiológicos em termos de estímulos e resposta, de causas-e-efeitos. (pag.13)
(...)
Como exemplo podemos citar Skinner, que sem duvida causou uma revolução na psicologia mais as condições histórico-sociais que o cercam impediram-no de dar um outro...
tracking img