Fichamento politica para nap ser idiota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O individuo e a sociedade:
Politica não e coisa de idiota.
“O que podemos constatar e que acabou se invertendo o conceito original de idiota, pois a expressão idiotes, em grego, significa aquele que só vive a vida privada, que recusa a politica, que diz não a politica. No cotidiano, o que se fez foi um sequestro semântico, uma inversão do que seria o sentido original de idiota”.(Cortella.pg 7 e8)
“Sim, no sentido de que já não e preciso matar pessoas, levá-las figueira ou ameaça-las para conseguir que os comportamentos se ajustem ao que e socialmente desejável. Nesse quesito, acho que temos um misto de avanço e de recuo. Quer dizer, e ótimo que ninguém seja morto por divergir das correntes dominantes na politica ou mesmo no comportamento, mas também e preocupante pensar que somosgovernados por determinações das quais mal temos consciência”.(Janine.pg 11)
A politica ela não esta sendo vista de uma forma boa porque aos olhos de todos a politica ela e uma coisa ruim não faz a mínima diferença em suas vidas ou seja muitos estão sem nenhum interesse nela sendo que a politica e essencial para o nosso mundo chegando ate ao ponto de inverter o significado de idiota, foi com aslutas que ocorreu no passado que hoje temos uma grande liberdade de escolha apesar que muitos não sabem nem o que estão escolhendo.
Conviver: O mais politico dos atos
“Quando compro um produto, de fato tenho sobre ele o poder de usar e não usar, ate de joga-lo fora. Mas os direitos ligados a vida em sociedade estão ligados a obrigações. O individuo não pode ter direitos se não cumprir certosdeveres. Tanto isso e verdade que pode perder o direito a liberdade de movimento- e, em algumas sociedades, ate o direito a própria vida, dependendo do crime que cometer”. (Janine.pg 14)
“Ora, não ir e um ato politico, pois também a omissão politica, ou seja, a recusa em participar da vida publica em qualquer instancia, e uma decisão politica. Vale tanto para um condomínio quanto para a inserção nosrumos da cidade, do estado, da nação e do planeta”.(Cortella.pg 16)
“Os ausentes nunca tem razão. Embora pudessem estar com alguma razão, eles a perdem pelo fato de se ausentarem”.(Cortella.pg 16)
“O que mais expressa tal cansaço em relação a grande politica, a politica dos partidos e do governo e a percepção da corrupção”.(Janine.pg 18)
Você pode ter direitos nos seus objetos em seus materiaismais você tem que lembra junto deles vem a vida em sociedade que esta ligada ou seja você tem que pensa o que vai faze com esses objetos porque você pode causar alguma coisa boa ou uma coisa ruim para a sociedade causando coisas ruins você pode perde os seus direitos e ate a sua liberdade então lembre junto com os seus direitos também vem os seus deveres. Então quando você se ausenta de algumacoisa você automaticamente você esta perdendo o seu direito pense as veses a sua presença pode faze a diferença não só para você não só para as pessoas ao seu redor e sim para o mundo.
A politica como pulsão vital
“Os jovens das ultimas décadas nunca tiveram um horizonte adversário. E por não terem um horizonte adversário, faltou-lhes aquilo que podemos chamar de utopia, no sentido em que EduardoGaleano utiliza a ideia, quando defini: A utopia esta la no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar. Nós tínhamos um horizonte adversário”.(Janine.pg 21)
“Atualmente, a expectativa de vida no Brasil e de74 anos ha um século, era pouco superior a 30 anos. Deixamos de viver sob a ditadura ha 25 anos e nos últimos anos desse regime já havíamos conquistado boa dose de liberdade de expressão. Esse prazo de tempo e quase a esperança de vida de uma pessoa ha somente um século...” (Cortella.pg 23 e 24)
Corrupção causa impotência?
“Defendo a ideia de que a corrupção não aumento; ela só esta sendo mais...
tracking img