Fichamento: natureza e cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento: As estruturas elementares do parentesco; Capítulo1- Natureza e Cultura Lévi Strouss

Palavras chave: sociedade, incesto, cultura.

Sinopse do texto

No texto de Lévi-Strauss épossível visualizar como se estabelecem as relações de parentesco em diversas sociedades. O autor inicia a articulação de suas idéias por meio do repúdio e distinção entre estado de natureza e sociedade;posteriormente surge o questionamento de qual fator é biológico e qual fator é cultural e em que momento se insere esta passagem de natural para cultural.

Lévi-Strauss aborda a problemática cíclicade se estudar essa diferença por meio da separação de um bebe recém-nascido do convívio social, separação esta que o levaria a morte. Um outro exemplo dado é o dos meninos selvagens encontrados noséculo XVIII, estes serviriam ao caso sem as problemáticas do artifício porém, a razão para o abandono muitas vezes eram um problema mental ou congênito da criança.

Fica comprovado que é inexistente nohomem a representação pré-cultural, em busca disso aplicam-se a mamíferos mais evoluídos estudos comportamentais, nestes há vários elementos consideráveis todavia os mesmo são muito inconsistentes.Nestes podemos ver que não há nem um domínio instintivo como nos mamíferos inferiores e nem normativo como nos humanos.

A partir deste ponto Lévi-Strauss aborda um velho tabu: “a proibição aoincesto”. Apresentam-se 3 explicações possíveis a esta questão, a primeira sugere que isto é definido por um fator natural e cultural, é algo de caráter universal(natural) e normativo (cultural). A segundaexplicação apresentada para a exogamia seria por um fator puramente natural em que a mesma seria ditada por um instinto; a terceira explicação apresentada é a de que existe um fator puramente culturalenvolvido de modo que ao proibir uma mulher aos membros de um dado grupo está-se a colocá-la imediatamente à disposição de outro homem. Portanto tem-se que antes do nascimento de sua filha o pai...
tracking img