Fichamento_ MONTAIGNE, Michel de. “Dos canibais”. Os pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1984, pp. 100-106.

728 palavras 3 páginas
MONTAIGNE, Michel de. “Dos canibais”. Os pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1984, pp. 100-106.

Surgimento do Novo Mundo
p. 100 – Especulações acerca do Nascimento das Novas Terras, sugerindo que pudesse ser a Atlântida ou não o Novo Mundo, após um cataclisma de águas que teria provocado a divisão de terras.
p. 101 – Aristóteles em sua obra “Maravilhas Extraordinárias” sugere que cartagineses teriam descoberto uma grande ilha fértil, provocando grande migração para o novo território. Em dado momento Cartago teriam tido que proibir a emigração devido às grandes proporções que teria tomado.
Essa introdução sugere algumas possibilidades do surgimento deste Novo mundo, mas nenhuma delas foi mais contundente.

Construção do Bom Selvagem
p. 101 – Montaigne constrói o Bom Selvagem a partir de relatos de um homem de sua confiança que, por ser “simples e grosseiro de espírito” não teria condições de alterar o que havia visto. “A informação objetiva nós a temos das pessoas muito escrupulosas ou muito simples, que não tenham imaginação para inventar e justificar suas invenções”
p. 101 – “Mas, voltando ao assunto, não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.”
Exaltação do estilo selvagem, da simplicidade primitiva, subsistência com poucos artifícios, ausência de contratos, ciências, rotina e estilo de vida sem pesares. (pp. 101-102)
p. 103 – “O profeta fala-lhes em público, exortando-os à virtude, e ao dever. Sua moral resume-se em dois pontos: valentia na guerra e afeição por suas mulheres (...)”
p. 103 – Nas guerras ignoram a fuga e o medo. Aos prisioneiros é deferido bom tratamento por algum tempo até chegado o momento de abatê-lo com bordoadas, e na sequência comê-lo. E o fazem por vingança.
P. 103 – “Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos

Relacionados