Fichamento livro a imagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Imagem / Jacques Aumont ; Tradução: Estela dos Santos. Abreu e Cláudio C. Santoro – Campinas, SP: Papirus, 1993 – (Coleção de Arte e Forma)
Capítulo 4
A PARTE DA IMAGEM
“Cedemos, assim, neste capítulo à tentação de personificar a imagem, de fazer dela a fonte de processos, de afetos, de significações” (p. 197)
1. A analogia
“Já encontramos a noção de analogia, isto é, o problema dasemelhança entre a imagem e a realidade, ao examiná-lo (...) do ponto de vista do espectador, e de como este pode perceber em uma imagem algo que evoque um mundo imaginário. Retomaremos a mesma questão, mas evidenciando desta vez a própria imagem e a realidade que ela supostamente representa [...]” (p.198)
2.1 Fronteiras da analogia
1.1.1 Analogia: convenção ou realidade?
“Nosso hábitoprofundamente arraigado de ver quase sempre imagens fortemente analógicas costuma fazer com que apreciemos mal o fenômeno da analogia, ao relacioná-lo de modo inconsciente a um tipo de ideal, de absoluto, que é a semelhança perfeita entre a imagem e seu modelo.” (p. 198)
“Convém começar por relativizar, quanto possível, essa concepção “absolutista” da analogia – sem que por isso se renuncietotalmente, como o fazem alguns teóricos, à própria noção de analogia.” (p. 198-199)
“A esse respeito, citaremos mais uma vez o trabalho de Ernst H.Gombrich (...). A tese central de Gombrich é dupla:
1. toda representação é convencional, mesmo a mais analógica (a fotografia, por exemplo, na qual se pode atuar mudando alguns parâmetros ópticos – objetivas, filtros – ou químicos – películas);
2. mashá convenções mais naturais do que outras, as que agem sobre as propriedades do sistema visual (especialmente a perspectiva).” (p. 199)
“O único adjetivo diretamente derivado da palavra ‘imagem’, é ‘imaginário’[...]” (p. 199)
“... ’o mundo jamais se assemelha, de forma alguma, a um quadro, ao passo que um quadro pode assumir a aparência do mundo ‘: no quadro, essa aparência do mundo é modelada,e modulada por esquemas que visam fazer compreender. A arte é também ‘o que ensina a ver’.” (p.199-200)
1.1.2 Analogia e mimese
“Mímesis é uma palavra grega que significa ‘imitação’[...]” (p. 200)
“Mimese é, no fundo, um bom sinônimo de analogia.” (p. 200)
“- a fotografia fez com que a pintura se libertasse da semelhança, na medida em que satisfez mecanicamente o desejo de ilusão: a foto éessencialmente, ontologicamente, objetiva – logo, mais crível do que a pintura. A foto possui ‘poder irracional que arrebata nossa crença’.” (p. 201)
“Essa tese é notável por sua coerência: se a imagem fotográfica é crível, é porque é perfeitamente objetiva, mas só podemos julgá-la como tal em virtude de uma ideologia da arte que atribui a esta a função de representar (e eventualmente de exprimir) oreal, e nada além disso.” (p 201)
“ O importante é portanto exprimir a significação do real; a ilusão, atingível, é um objetivo menor.” (p. 201)
“[...] a imagem fotográfica tem uma essência, que é ser uma ‘alucinação verdadeira’, ‘embalsamar’ e ‘revelar’ o real em todos os seus aspectos, inclusive temporais.” (p.201)
1.1.3 Analogia e referência
“Para Goodman, a noção de imitação quase não temsentido: não se pode copiar o mundo ‘tal como ele é’, simplesmente porque não se sabe como ele é.” (p. 202)
“[...] não existe nem normalidade absoluta, nem olho inocente, já que a visão é sempre paralela à interpretação, até na vida mais cotidiana.” (p. 202)
“Quanto à distinção entre representação e expressão, ela é definida como remetendo a uma diferença de natureza do referente, concreto noprimeiro caso, abstrato no segundo: representam-se objetos concretos, exprimem-se valores (dos objetos) abstratos.” (p. 202)
2.2 Índices e graus de analogia
1.2.1 A analogia como construção
“[...] pode-se dizer que a analogia:
- possui realidade empírica, que já está na origem. [...]
-foi produzida artificialmente, no decurso da história [...]
-sempre foi produzida para ser utilizada...
tracking img