Fichamento laraia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CASTANHAL-FCAT


Jeanne Nogueira Carvalho









CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO



Fichamento em tópicos apresentado no Curso de Direito Noturno, Turma 1DIRN12.1B da Faculdade de Castanhal- FCAT, como requisito de avaliação do primeiro semestre, na disciplina Antropologia Jurídica. Orientado pela Profª Msc Heloisa Helena Feio Ramos.CASTANHAL-PA
2012

COMO OPERA A CULTURA
LARAIA, R. de B. Cultura: Um conceito antropológico. 14ª Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001.
1. A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM

• [...] A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioriada comunidade. Por isto, discriminamos o comportamento desviante. (p.67)
• [...] O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura. [...] Podemos entender que indivíduos de culturas diferentes podem serfacilmente identificados por uma série de características, tais como o modo de agir, vestir, caminhar, comer, sem mencionar a evidência das diferentes lingüísticas, o fato de mais imediata observação empírica. (p.68)
• Mesmo o exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem refletir diferenças de cultura. (p.68)
• Dentro de uma mesma cultura, a utilização do corpo édiferenciada em função do sexo. As mulheres sentam, caminham, gesticulam etc. de maneiras diferentes das do homem. Estas posturas femininas são copiadas pelos travestis. Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente depende de um aprendizado e este consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.(p.70-71)
• [...] Em algumas sociedades o ato de comer pode ser público, em outras uma atividade privada. Alguns rituais de boas maneiras exigem um forte arroto, após a refeição, como sinal de agrado da mesma. Tal fato, entre nós, seria considerado, no mínimo, como indicador de má educação. (p.71-72)
• [...] O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência apropensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. (p.72-73)
• O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão. (p.73)
• [...] O pontofundamental de referência não é a humanidade, mas o grupo. Daí a reação, ou pelo menos a estranheza, em relação aos estrangeiros. A chegada de um estranho em determinadas comunidades pode ser considerada como a quebra da ordem social ou sobrenatural. (p.73)
• [...] Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemasculturais são catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais. (p.74)

2. A CULTURA INTERFERE NO BLANO BIOLÓGICO

• A cultura pode condicionar outros aspectos biológicos e até mesmo decidir sobre a vida e a morte dos membros do sistema. (p.75)
• [...] Os africanos removidos violentamente de seu continente e transportados como escravos para uiva terra estranha habitada por pessoas defenotipia, costumes e línguas diferentes, perdiam toda a motivação de continuar vivos. Muitos forem os suicídios praticados, e outros acabavam sendo mortos pelo mal que foi denominado de banzo. Traduzindo como saudade, o banzo é de fato uma forma de morte decorrente da apatia. (p.75)
• [...] É muito rica a etnografia africana no que se refere às mortes causadas por feitiçaria. A vítima, acreditando...
tracking img