Fichamento laraia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE VALE DO SALGADO – FVS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
II SEMESTRE
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA SOCIAL
PROFESSORA: MARIA DAS GRAÇAS OLIVEIRA VIEIRA
ALUNOS: LUCAS AMÂNCIO DE LIMA
TAIRINE FERREIRA DE SOUSA

FICHAMENTO DO LIVRO: “CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO” – ROQUE DE BARROS LARAIA

ICÓ/CE – 04 DE ABRIL DE 2013.
Laraia, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico/ Roque de Barros Laraia. – 24 ed., [reimpr.] – Rio de Janeiro: 24 ed. Jorge Zahar Ed., 2009.

DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA

“Mesmo antes da aceitação do monogenismo, os homens se preocupavam com a diversidade de modos de comportamentos existentes entre os diferentes povos.”

“Desde a Antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entreos homens, a partir das variações dos ambientes físicos”.

“Qualquer um dos leitores que quiser constatar, uma vez mais, a existência dessas diferenças não necessita retornar ao passado, basta comparar os costumes de nossos contemporâneos que vivem no chamado mundo civilizado”.

“Esta comparação pode começar pelo sentido do trânsito na Inglaterra, que segue a mão esquerda [...]”.

“NoJapão, por exemplo, era costume que o devedor insolvente praticasse o suicídio na véspera do ano-novo, como uma maneira de limpar seu nome e o de sua família”.

“Não é necessário ir tão longe, nesta sequência de exemplos que poderia se estender infinitamente; basta verificar que em algumas regiões do Norte do Brasil a gravidez é considerada como uma enfermidade, e o ato de parir é denominado‘descansar’”.

“Enfim, todos esses exemplos e os que se seguem servem para mostrar que as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através das diversidades somatológicas ou mesológicas”.

1. DETERMINISMO BIOLÓGICO

“São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a raças ou a outros grupos humanos”.

“Os antropólogos estão totalmenteconvencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais”.

“A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do diformismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre as pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente”.

“Mesmo as diferenças determinadas pelo aparelho reprodutor humano determinamdiferentes manifestações culturais”.

“O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação”.

2. DETERMINISMO GEOGRÁFICO
“O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural”.

“A partir de 1920, antropólogos refutaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitação nainfluência geográfica sobre os fatores culturais”.

“As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente. A grande qualidade da espécie humana foi romper com suas limitações”.

3. ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO CONCEITO DE CULTURA
“Edward Tylor (1832-1917) no vocábuloinglês Culture, que tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade civilizada”.

“O conceito de cultura foi, portanto definido pela primeira vez por Tylor. Mas o que ele fez foi formalizar uma ideia que vinha crescendo na mentehumana”.

“Locke refutou fortemente as ideias correntes na época de princípios ou verdades inatas impressos hereditariamente na mente humana”.

“Nenhuma ordem social é baseada em verdades inatas, uma mudança no ambiente resulta numa mudança no comportamento”.

“O homem é capaz de assegurar a retenção de suas ideias eruditas, comunicá-las para outros homens e transmiti-las para os seus...
tracking img