Fichamento kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Faculdade De Arquitetura E Urbanismo

Aluno: Marcos Afonso Filho

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico

Professor: Guilherme Pereira Lima FilhoKANT, Immanuel.Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento?Konigsberg, Prússia, 30 de setembro de 1784. Traduzido por Luiz Paulo Rouanet.



“Esclarecimento (Aufklärung) significa asaída do homem de sua minoridade, pela qual ele próprio é responsável. A minoridade é a incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela de um outro. É a si próprio que se deve atribuiressa minoridade, uma vez que ela não resulta da falta de entendimento, mas da falta de resolução e de coragem necessárias para utilizar seu entendimento sem a tutela de outro. Sapere aude! Tenha acoragem de te servir de teu próprio entendimento, tal é portanto a divisa do
Esclarecimento.”

“A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma parte tão grande dos homens, libertos há muito pelanatureza de toda tutela alheia (naturaliter majorennes), comprazem-se em permanecer por toda sua vida menores; e é por isso que é tão fácil a outros instituírem-se seus tutores.”

Kant entende queo esclarecimento é a capacidade do homem de produzir um pensamento crítico. E chama de minoridade a incapacidade de gerar tal pensamento, seja por preguiça ou por covardia. Ficando mais cômodo e fácilser instruído por outros “tutores”. O que gera uma dependência e um aprisionamento da mente. Por tanto só é livre quem pensa criticamente.

“Entretanto, uma sociedade de eclesiásticos, um sínodo,por exemplo, ou uma Classe2 (como são chamados entre os holandeses) não deveriam ter o direito de comprometer-se mutuamente por juramento sobre um certo símbolo imutável, para assim manter sob tutelasuperior permanente cada um de seus membros e, graças a eles, o povo, e desse modo perenizar tal tutela? Digo que é absolutamente impossível. Tal contrato, concluído para proibir para sempre toda...
tracking img