Fichamento kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE PEDAGOGIA (NOTURNO)

Disciplina optativa: Filosofia da Educação
Professora: Magda Marly Fernandes

Fichamento: KANT, Immanuel. Trad. Francisco Cock Fontanella. Sobre a Pedagogia.
































Fichamento

Kant inicia Sobre a Pedagogia com a frase “O homem é a única criatura que precisa sereducada” (KANT, 1999, p. 11). Isso significa, entre outras palavras, que o ser humano não nasce pronto, ele precisa ser educado, moldado.
Para Kant “o homem é infante” curioso e desbravador, ele precisa conservar a infância com suas características: não temer os desafios, ser aguçado e curioso, o homem precisa ser cuidado diferente do animal.
Ele entende que a família deve proteger ecuidar da criança.
O homem não tem instinto, ele precisa de outras pessoas para moldar sua conduta.
Na visão de Kant, instrução e disciplina são iguais a formação, sendo que, a instrução é a parte positiva da educação, é o conhecimento e a disciplina é a parte negativa, refere-se à conduta do que é certo ou errado, a retidão, humanização, a ética, ela nega os impulsos selvagens edeve acontecer cedo na vida do homem, ela transforma o homem animal em humano, submete o homem à humanização (o destino do homem é humanizar-se, ser bom, correto, ético).
A disciplina nega no homem impulsos selvagens.
O homem precisa de outras pessoas mais experientes para moldar sua conduta, desde cedo precisa ter regras, criar normas e educar para essas normas, para que no futuro ascrianças não sejam caprichosas, visão da liberdade ligada à libertinagem.
O homem quando super protegido pela família, não terá como vencer os obstáculos da vida, pois, Kant considerava que proteger demais leva a não saber se desvencilhar dos desafios da vida.
Para Kant necessidades de cuidados é o caminho de humanização.
O Comando é exercido pelos grandes (governo) ninguém seopõe a eles, quando nascem seus antecedentes já estão pré-destinados a comandar.
Quanto mais instrução e disciplina um homem tiver, mais ele se torna capaz de ensinar os outros e assim por diante. É necessário ter uma formação para um formador, não é qualquer pessoa que pode educar. Conhecimento igual à cultura. A cultura pode ser alcançada até o final da vida, porém a disciplina, os bonsmodos, solidariedade, cooperativismo, humanização, para isso, é preciso ter no mínimo ética.
Paginas 11 até 20
O homem precisa de instrução até o momento de sua formação, quando o mesmo consegue seguir o seu destino sozinho.
Kant define que a educação na escola é estudo e a educação em casa é habito, a educação domestica contem vícios que seespalham entre as crianças e na escola não podem existir estes vícios, o ensino deve ser de qualidade.
Kant não descarta a educação domestica (educação da janela), a escola irá aperfeiçoa - lá. Se os pais fornecessem uma educação boa, a educação escolar seria descartada, pois a obtida em casa já seria suficiente para formação do individuo.
Ele defende a teoria de que os pais quefreqüentaram a escola conseguem fornecer uma educação melhor para seus filhos.
Para Kant a educação publica é mais importante do que a educação domestica, pois a publica desenvolve as habilidades e o caráter da criança, já a domestica tem seus vícios que passam de geração em geração.
O educando deve se sujeitar para ser livre, a educação deve inibir a libertinagem.
Kant defende que todosdevem respeitar o outro.
Para Kant devem ser seguido algumas regras como: Todos devem ter liberdade, desde que para isso não machuque ninguém, todos tem os mesmos direitos e que se somos punidos está é para o nosso bem.
Paginas 21 a 34
Na visão de Kant os pais cometem um...
tracking img