Fichamento - jogos teatrais de ingrid koudela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INGRID KOUDELA – JOGOS TEATRAIS
(Editora Respectiva, 1984 – 4 edi.)



1.TEATRO E/OU EDUCAÇÃO?


Elliot Eisner distingue duas categorias de justificativas para o ensino da arte que têm determinado sua função educacional. A abordagem mais difundida na história da arte-educação é designada pelo autor como “contextualista”, que enfatiza as conseqüênciasinstrumentais da arte na educação e utiliza as necessidades particulares dos estudantes ou da sociedade para formular seus objetivos. Dentro da orientação contextualista, alguns programas ressaltam as necessidades psicológicas das crianças na articulação de seus objetivos e outros, as necessidades sociais. (p.18)

O autor opõe a esse tipo de orientação a abordagem “essencialista” da educação artística,que considera que a arte tem uma contribuição única a dar a experiência e a cultura humanas, diferenciando-a de outros campos de estudo. Segundo os essencialistas, a arte não necessita de argumentos que justifiquem a sua presença no currículo escolar, nem de métodos de ensino à sua natureza intrínseca. (p.18)

Argumentar que a justificativa para a arte-educação reside nas contribuições que podedar para a utilização do lazer, que auxilia o desenvolvimento da coordenação motora da criança pequena, que fornece liberação de emoções é algo que pode ser realizado por uma série de outros campos de estudo da mesma forma. O valor primeiro da arte reside a meu ver, na contribuição única que traz para a experiência individual e para a compreensão do homem. As artes visuais lidam com um aspecto daconsciência humana a que nenhum outro campo se refere: a contemplação estética da forma visual. As outras artes lidam com outras modalidades sensoriais diferentes, enquanto a ciência e as artes práticas têm outros objetivos. 1 (p.18)

1. EISNER, Elliot. Educating Artistic Vision. New York, Macmillan, 1972, p.9

A concepção predominante em Teatro-Educação vê a criança como um organismo emdesenvolvimento, cujas potencialidades se realizam desde que seja permitido a ela desenvolver-se em um ambiente aberto à experiência. O objetivo é a livre expressão da imaginação criativa. Na visão tradicional, o teatro tinha apenas a função de preparar o espetáculo, não cuidando de formar o indivíduo. (P.18)

A educação, respeitando o desenvolvimento natural, é centrada na criança. Comoconseqüência , contrapõe-se ao aspecto lógico dos programas de ensino o aspecto psicológico. A inclusão do trabalho livre, da atividade lúdica, a adoção dos princípios da educação pela ação abriram a possibilidade de aproveitamento das áreas artísticas no currículo escolar. Afirma Jorge Nagle 3 que as idéias das Escola Nova trouxeram a possibilidade de formulação dos programas escolares, novainstrumentação para tornar mais eficaz o trabalho docente, a experimentação com novos órgãos e novas práticas de ensino, e principalmente a diversificação das atividades escolares, o que possibilitou a introdução na escola das atividades relacionadas com educação física, jogos educacionais, trabalhos manuais, música e canto, cinema e teatro. (p.19)

3. NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na PrimeiraRepública. São Paulo, EPU/EDUSP, 1974, p.248

A educação progressista acreditava no desenvolvimento natural da criança, sendo que o professor atuava como guia. Isto significava, na prática, que o professor não devia ensinar teatro, mas libertar a criatividade da criança, fornecendo um ambiente propiciador de iniciativas. A incorporação do modelo da Escola Nova trouxe para o primeiro plano aexpressividade da criança e levou a uma compreensão e a um respeito pelo seu processo de desenvolvimento. Mas ao mesmo tempo em que ela abriu a possibilidade para a inclusão das áreas artísticas no currículo escolar, verificamos que objetivos educacionais amplos se transformam em justificativa para o ensino do teatro. (p.19)

Nos livros de Winifred Ward encontramos os postulados da Escola Nova,...
tracking img