Fichamento industria e trabalho no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE I
Introdução
Para que uma estrutura econômica nova entre em ação é preciso que a velha não esteja mais correspondendo às necessidades da sociedade. Assim como foi o processo de mudança da estrutura econômica, das épocas feudais para o capitalismo. A velha estrutura feudal veio a cair gradativamente, com as crises feudais, disputas de territórios, guerras e outros motivos. Assim formandouma nova estrutura econômica social, com acúmulos de recursos materiais baseado nas tecnologias, ao período de transição, marcado por fase de acumulação primitiva.
A acumulação primitiva capitalista
O nome “acumulação primitiva de capital” se da devido ao processo de mudança do sistema feudal para o sistema capitalista. A partir de então, foi estabelecida a pratica de exploração do trabalho,que se dava por uma troca de horas trabalhadas por uma quantia de dinheiro, chamado de salário. A revolução Francesa de 1789 consolidou esse novo sistema econômico, e mais outro dois movimentos que tinham base para essa consolidação, que seria a Reforma Protestante na Alemanha (1517), e a Revolução Gloriosa (1689). A Revolução Gloriosa fez com que os comerciantes ingleses partilhassem o poderpolítico com a aristocracia. Já a Reforma Protestante debilitou os valores éticos e morais do catolicismo. Apesar de todos os movimentos que ajudaram, o processo de transição foi muito lento.
O dinheiro: a nova forma de riqueza
Com o crescimento de atividades urbanas, como o comércio, o sistema feudal deixou de ser a única fonte de dinheiro. O dinheiro trouxe enormes vantagens para todos, tanto em seumanuseio quanto em forma de guardar. Muitos camponeses já não se submetia a servo, porém outros continuaram, e os senhores descobriram que poderia ganhar impostos em dinheiro. Dividiram então as tarefas do campo e da cidade, o campo produzia alimento e matéria-prima, e a cidade produzia objetos manufaturados. Então foi aparecendo os personagens de cada local. Devido a dificuldade de adquirirprodutos antigamente a manufatura crescia rapidamente, e com a manufatura em alta precisava dos materiais, como o metal, assim, foram sendo descobertos novos continentes a procura de elementos.
O peso das maquinas: a Revolução industrial
A vontade de descobrir algo que revolucionasse as formas de produção era de muitos, mas a Inglaterra que foi precursora nessa evolução. Muitos fatores podem ajudara explicar o pioneirismo da Inglaterra, como o processo dos cercamentos, independência precoce, que estimularam o desenvolvimento econômico. James Hargreaves em 1767, uma maquina de fiar, movida a força humana. Dois anos depois, um inventor chamado Richard Akwright criou uma máquina movida a água, porém não poderia ser usada em locais como domicílios, pois era preciso uma corrente de água. JamesWatt foi muito importante com a sua criação, uma máquina movida a vapor e só depois de 7 anos seu invento estava reconhecido e sendo muito usado. A produção aumentou muito e levou à Inglaterra a industrialização.
A tirania do sistema emergente
Nem tudo era um mar de rosas nesse processo, por não terem mais os bens necessários, as únicas formas de viver era vender o que tinham. O trabalhoassalariado estava em alta, porém sempre com o valor de bens menor que o produzido, quase sempre deixando o trabalhador em estado de quase um escravo, e trabalho infantil. Trazia grande sofrimento a classe trabalhadora, devido as taxas de prosperidades. Graças a acumulação primitiva de capital, foi proporcionado um desenvolvimento de qualidade e de quantidade das produção, além das ofertas de mão deobras e o avanço tecnológico.
As novas classes polarizadoras
Fator dessa nova era criou novas classes, os donos dos meios de produção, banqueiros, comerciante, e resumindo, os melhores financeiramente formaram uma classe dominante, os que trabalhavam para esses eram os proletariados, tinham os intermediários que era a classe media.
O capitalismo se implantou. Para onde ele vai ?
Com o...
tracking img