sdfff

3246 palavras 13 páginas
Fichamento

O fichamento é uma resposta adequada. Ele permite uma grane economia de tempo, na medida em que permite um rápido acesso a um texto ou livro com a finalidade de rever o que você já estudou/leu. O fichamento é um procedimento individual e o leitor de um fichamento é o próprio autor, ou seja, você mesmo. Daí, o fato de você precisar organizar direito os seus arquivos, em pastas, em envelopes, ou em arquivos de computador. O fundamental é a organização para que não se perca quando precisar rever algum assunto.
Imagine que você leu a obra "Capitães de Areia", de Jorge Amado, fez o fichamento e o guardou. Agora, precisa rever o conteúdo do livro para se preparar para uma prova, por exemplo, ou para escrever um texto crítico sobre o livro. Se seus arquivos estiverem organizados, você rapidamente terá acesso à obra, às informações de que necessita, sem problemas.
O fichamento serve, também, para ajudar você a entender o que está lendo, facilitar a leitura, encontrar as idéias-chave e transcrever trechos de uma obra, que chamaram sua atenção, fazendo referências a outras e/ ou comparações com seus conhecimentos.
É importante você saber que fichamento não é tão somente um resumo do texto lido, mas o registro do que compreendeu no texto; por isso, mesmo não é necessário acompanhar página por página. É uma reconstrução do texto e, para fazê-lo, você vai precisar usar seus conhecimentos sobre leitura: gêneros, pistas, idéias centrais, anotações, tudo o que já aprendeu. Normalmente, o fichamento é um gênero que tem características próprias. O fichamento deve ser padronizado. Assim poderá utilizar fichas pautadas, o computador ou mesmo um caderno, mantendo sempre um padrão para anotações.
Portanto, os fichamentos têm como objetivo:
• Servirem como instrumentos para serem utilizados em sala de aula na discussão de textos;
• Servirem como estudo para melhor domínio do conteúdo, mesmo porque subtendem o estabelecimento de comparações com outros textos;

Relacionados