Fichamento - gombrich

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Fica caracterizada uma diferença de épocas que extrapola as peculiaridades pessoais. A pintura ocidental, que foi linear no sec. XVI desenvolveu-se, no sec. XVI, particularmente no sentido de uma arte pictórica.” ( P. 25)
“A arte pictórica é posterior, e sem a primeira não seria nem mesmo concebível; isto não significa, porém, que ela seja superior. O estilo linear desenvolveu valores que oestilo pictórico não mais possui e não mais quer possuir”. (P.25)
“Cada uma delas é capaz de oferecer uma imagem perfeita do visível”. (P. 25)
“Ver de forma linear significa, então, procurar o sentido e a beleza do objeto primeiramente no contorno”. (P. 26)
“A arte linear também lida com corpos e espaços, e precisa de luzes e sombras para obter a impressão de plasticidade”. (P. 26)
“Aspossibilidades da arte pictórica começam no momento em que a linha é desvalorizada enquanto elemento delimitador”. (P. 26)
“Luzes e sombras transformam-se em elementos independentes que se buscam e se unem de altura a altura, de profundidade a profundidade; o todo ganha a aparência de um movimento que emana incansável e infinitamente”. (P 27)
“A visão linear distingue nitidamente uma forma de outra,enquanto a visão pictórica, ao contrário, busca aquele movimento que ultrapassa o conjunto dos objetos”. (P. 27)
“Significa que as formas isoladas têm, aqui, pouca importância; decisivo é o conjunto do quadro, pois somente nele a misteriosa interpretação de forma, luz e cor ganha efeito”. (P. 27)
“Figura e espaço, corpóreo e incorpóreo, podem unir-se na expressão de um movimento tonal independente,sem que a objetividade tenha sido prejudicada”. (P. 27)
“Quando as sombras não mais aderem às formas e, no conflito entre a nitidez dos objetos e a iluminação, os olhos sentem-se mais inclinados a se deixarem levar pelo jogo de tons e formas no quadro”. (P.28)
“O estilo linear é um estilo da descriminação visualizada plasticamente”. (P.28)
“O estilo pictórico libertou-se, de certa maneira, doobjeto tal como ele é. Para este estilo, já não existe o contorno ininterrupto, e as superfícies tangíveis são dissolvidas”. (P.29)
“O primeiro é a arte do se; o outro, uma arte do parecer”. (P.29)
“Já estaremos em terreno impressionista quando o contorno de uma esfera parada não mais for representado pela forma geométrica circular pura, mas com linhas interrompidas, e quando a modelação dasuperfície da esfera for decomposta em massas isoladas de luz e sombra, em vez de progredir uniformemente em graduações imperceptíveis”. (P. 30)
“Embora estejamos habituados a chamar de impressionismo apenas os graus mais elevados, precisamos ter em mente o fato de que estes não significam algo essencialmente novo”. (P. 31)
“É sabido que dentre as vistas possíveis de um edifício, a vista frontal é amenos pictórica”. (P. 34)
“Uma silhueta pictórica nunca pode coincidir com a forma do objeto”. (P. 34)
“Simplicidade significa aqui, porém, um abandono do ideal popular de motivo pictórico”. (P. 36)
“Aquilo que comumente chamamos de motivo pictórico nada mais é do que um estágio preliminar das formas mais evoluídas do gosto pictórico; historicamente ele é de grande importância, pois éprecisamente nesses efeitos pictóricos mais concretos, mais evidentes, que uma concepção de mundo completamente pictórica parece ter-se desenvolvido”. (P. 37)
“A grande oposição entre o estilo linear e o pictórico corresponde a interesses fundamentalmente diferentes em relação ao mundo. O primeiro traz a figura sólida, segundo, à aparência alternante”. (P. 37)
“A pintura pictórica não é um estilo paraser observado a distancia, no sentido de que a técnica de composição pretenda parecer invisível”. (P. 39)
“Se soubesse um fato da história da arte que se tornou popular foi o que a essência da arte dos primitivos era fundamentalmente linear, e que vieram então as luzes e sombras e assumiram definitivamente a liderança, ou seja, entregaram a arte ao estilo pictórico”. (P. 40)
“A simples presença...
tracking img