Fichamento geopolitica do sitema mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Integradas Ipiranga
Licenciatura em Biologia
O Mundo Globalizado e suas Transformações

Geopolítica do Sistema Mundo

Suelen da Silva Miranda

2º Período – Tarde

Belém – PA, 29/08/12.
Geopolítica do Sistema Mundo
SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia A. de; SCARLATO, Francisco Capuano; ARROYO, Monica. Fim de século e globalização Geopolítica do Sistema Mundo. 3ª edição. SãoPaulo: HUCITEC-HANPUR, 1993.

Realidade e posição dos problemas
“[...] Antes do século XIX a humanidade era relativamente homogênea, a despeito da extrema diversidade das culturas e das línguas, campesina na proporção de 90%, com populações frequentemente no limite da sobrevivência às quais o modelo malthusiano se aplicava em longo prazo, e as esperanças de vida no nascimento eram curtas paratodos (entre 24 e 30 anos). Sucede-lhe uma humanidade cuja esperança de vida aumentou: em 1989, a média mundial era de 65 anos, de 55 anos nos países mais pobres e de 75 anos na Europa Ocidental, América do Norte e Japão [...]”. (p.23)
“[...] - Esse período excepcional de crescimentos, alguns dos quais são atualmente exponenciais, está ligado a uma humanidade que funciona pela primeira vez comoum sistema único. O Sistema Mundo (SM) conceitualiza um conjunto – a humanidade – de conjuntos – os Estados em seus territórios e as sociedades humanas no desdobramento geográfico de suas culturas, de suas empresas e dos mercados nos seus espaços”.
“– O SM é um “metassistema” geográfico, o ambiente de todos os demais sistemas geográficos, o que leva a privilegiar o conceito de “hierarquiaemaranhada” (D. Holstadler, 1985) que rege as relações entre o SM e os subsistemas que o constituem [...]”. (p. 24)
“[...] Sistema dinâmico, o Mundo é formado de um número elevado de sistemas que dispõem cada qual de numerosas “liberdades”; daí a impossibilidade de prognóstico [...]”.
O Sistema-Mundo: seus elementos e interações
Pavimentações
“O SM estabeleceu-se a partir do momento em que todas asterras foram distribuídas entre Estados territoriais e seus prolongamentos coloniais”.
“[...] O SM do qual a economia mundial é uma das facetas se compreende tanto por suas divisões e pelo fechamento dos espaços geográficos quanto pelos fluxos que os vinculam”.
“O SM é construído pela articulação e pelo recobrimento de espaços de contornos e conteúdos diferentes, cada um dos quais forma um sistemaque possui suas próprias regulações [...]”. (p. 25)
Redes
“A aceleração das trocas é concomitante aos processos e à diversidade dos meios de comunicação e de informações: navegação a vapor, estrada de ferro, motor a explosão, reator dos aviões, telégrafo, telefone, cabos oceânicos e, agora, as informações numerizadas que transitam para um dispositivo que incorpora plataformas de lançamentos,satélites, receptores, com computadores em toda parte e que produzem sons, números ou imagens”. (p.26)
Internacional e transnacional: dois campos em que se desenvolvem os fluxos que fazem do Mundo um sistema
“No espaço mundial há com frequência imbricação dos fluxos dos dois campos. Uma grande empresa e poderosa porque é ao mesmo tempo internacional – com filiais em diferentes países que permitemgozar de vantagens comparativas – e transnacionais, por seu próprio sistema de informações [...]”. (p. 27)
Natureza e História do Sistema-Mundo
“O homem tem uma história porque transforma a natureza e explora seus elementos depois de tê-los identificado, catalogado e localizado [...]”. (p. 28)
“A atividade econômica enquanto processo físico de transformação consome a natureza, degrada a energiae se traduz pela dissipação dos dejetos no meio ambiente [...]”. (p. 28-29)
Memória de Gaia
“[...] O espaço mundial é constituído por um conjunto de memórias das quais umas são enriquecidas e modificadas pela ação humana, enquanto outras estão inscritas duradouramente na superfície do planeta e devem ser levadas em conta”. (p.29)
“[...] A Emergência do SM é o aparecimento de um Mundo...
tracking img