Fichamento geopolitica do sitema mundo

1135 palavras 5 páginas
Faculdades Integradas Ipiranga
Licenciatura em Biologia
O Mundo Globalizado e suas Transformações

Geopolítica do Sistema Mundo

Suelen da Silva Miranda

2º Período – Tarde

Belém – PA, 29/08/12.
Geopolítica do Sistema Mundo
SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia A. de; SCARLATO, Francisco Capuano; ARROYO, Monica. Fim de século e globalização Geopolítica do Sistema Mundo. 3ª edição. São Paulo: HUCITEC-HANPUR, 1993.

Realidade e posição dos problemas
“[...] Antes do século XIX a humanidade era relativamente homogênea, a despeito da extrema diversidade das culturas e das línguas, campesina na proporção de 90%, com populações frequentemente no limite da sobrevivência às quais o modelo malthusiano se aplicava em longo prazo, e as esperanças de vida no nascimento eram curtas para todos (entre 24 e 30 anos). Sucede-lhe uma humanidade cuja esperança de vida aumentou: em 1989, a média mundial era de 65 anos, de 55 anos nos países mais pobres e de 75 anos na Europa Ocidental, América do Norte e Japão [...]”. (p.23)
“[...] - Esse período excepcional de crescimentos, alguns dos quais são atualmente exponenciais, está ligado a uma humanidade que funciona pela primeira vez como um sistema único. O Sistema Mundo (SM) conceitualiza um conjunto – a humanidade – de conjuntos – os Estados em seus territórios e as sociedades humanas no desdobramento geográfico de suas culturas, de suas empresas e dos mercados nos seus espaços”.
“– O SM é um “metassistema” geográfico, o ambiente de todos os demais sistemas geográficos, o que leva a privilegiar o conceito de “hierarquia emaranhada” (D. Holstadler, 1985) que rege as relações entre o SM e os subsistemas que o constituem [...]”. (p. 24)
“[...] Sistema dinâmico, o Mundo é formado de um número elevado de sistemas que dispõem cada qual de numerosas “liberdades”; daí a impossibilidade de prognóstico [...]”.
O Sistema-Mundo: seus elementos e interações
Pavimentações
“O SM estabeleceu-se a partir do momento em que todas as

Relacionados