Fichamento gasarian

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: HZ 467B – Antropologia e Estudos de Parentesco

Nome: Marianne Cássia S. Gonçalves RA: 103423
Bibliografia: GHASARIAN, Christian. 1999. Introdução ao estudo de parentesco.Lisboa: Terramar. Capítulo: Família, Patronímico e Genealogia

Família, Patronímico e Genealogia

Nem todas as sociedades possuem uma mesma forma de constituição familiar, entretanto o modelo maiscomum é a família nuclear. A família nuclear é composta pelos cônjuges, seus descendentes e em alguns casos dois ascendentes.
O “átomo de parentesco”, de acordo com Lévi-Strauss, afirma que a famílianuclear constitui-se por três tipos de relações biológicas, sendo elas: 1) a relação de sexualidade que ocorre entre marido e esposa; 2) a relação de descendência que acontece entre pais e filhos; 3)e a relação de fraternidade/colateralidade que ocorre entre os irmãos.
O modelo ocidental de parentesco separa os consanguíneos em parentes primários, parentes secundários e parentes terciários. Osparentes primários seriam pai, mãe, filho, filha, irmão e irmã. Já os parentes secundários seriam aqueles que são ligados por um intermediário, no caso são os avós, netos, sobrinhos e irmão do pai.Os parentes terciários são aqueles que são ligados por dois intermediários, por exemplo, os primos. No caso, a relação com maior importância na família nuclear é a dos cônjuges, pois a estrutura entreambos forma o sentimento.
Ghasarian faz uma crítica à ideia de que a família nuclear é algo universal e fundamental. Contrapondo-se a Malinowski, Radcliffe-Brown e outros autores, ele afirma quenão existe somente um modelo de vida familiar e que abordagens etnocêntricas como essas não servem para abordar a questão da família.
Posteriormente, Ghasarian cita outros modelos de família. Um é omodelo de família extensa, no qual em uma residência comum habitam pelo menos duas famílias nucleares que pertencem a duas gerações. Outro modelo citado é o da família matricentrada, no qual é...
tracking img