fichamento ferraretto

333 palavras 2 páginas
FICHAMENTO REFERENTE À OBRA CIENTIFICA

1. NOME DO AUTOR FICHADO:
Luiz Artur Ferraretto

2. OBRA EM FICHAMENTO:
Radiojornal. __In: Rádio: o veículo, a história e a técnica

3. ESPECIFICAÇÕES DO REFERENTE UTILIZADO:
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.
4. DESTAQUES CONFORME O REFERENTE:

4.1 “No rádio brasileiro, podem ser identificadas quatro formas de edição: por similaridade de assunto, por editorias, por zonas geográficas e fluxo de informação” (p. 246)
4.2 “Para os radiojornais com até uma hora de duração, a melhor estrutura é a que se adapta à divisão de editorias ou à edição por zonas geográficas” (p. 247)
4.3 “A forma adotada para o radiojornal muda conforme as possibilidades e as necessidades de cada emissora.” (p. 489)

5. REGISTROS PESSOAIS DO FICHADOR SOBRE OS DESTAQUES SELECIONADOS DA OBRA E SUA UTILIDADE PARA A PESQUISA E/OU APRENDIZAGEM EFETIVA HAVIDA COM O FICHAMENTO:
5.1 Referente ao subitem 04.01
Neste subitem o autor cita as quatro formas de edição. A edição por similaridade não é a ideal, pois ela possui ausência de infraestrutura, é utilizada por poucos recursos disponíveis. A edição por zonas geográficas, nada mais é que a separação por localidade (nacional, internacional, etc). A divisão por editorias são os assuntos tratados, exemplo economia, política, cultura e etc. A de fluxo de informação é adotada mais no Brasil, em um momento fixo são recuperadas informações noticiadas, nada mais é que os repetes de manchetes de jornais, condição dos aeroportos, previsão do tempo, durante o dia.
5.2 Referente ao subitem 04.02
Aqui Ferrarretto explica que as edições por zonas geográficas e editorias são mais práticas e organizadas para a realização do radiojornal, pois cada momento tem seu assunto.
5.3 Referente ao subitem 04.03
O autor cita que conforme as necessidades de cada emissora, a forma como o radiojornal é conduzido varia, alguns tem o apresentador, comentaristas e

Relacionados

  • Fichamento - Rádio: o veículo, a história e a técnica, de Luiz Artur Ferraretto
    3125 palavras | 13 páginas
  • Fichamento "assessoria de imprensa"
    964 palavras | 4 páginas
  • Bacharel
    12773 palavras | 52 páginas
  • Política
    58715 palavras | 235 páginas