Fichamento - Rádio: o veículo, a história e a técnica, de Luiz Artur Ferraretto

3125 palavras 13 páginas
“O rádio começa, embora lentamente, a ganhar contornos massivos em 1924, quando Elba Dias populariza as transmissões, lançando a Rádio Clube do Brasil, no Rio de Janeiro. A indústria fonográfica já existia no país desde o final do século 19.” (p. 21)

“Desta forma, utiliza-se a expressão radiodifusão sonora no sentido de rádio, correspondendo à transmissão de sons usando os princípios do eletromagnetismo, quando isto se dá de forma aberta e massiva.” (p. 23)

“Meio de comunicação que utiliza emissões de ondas eletrpmagnéticas para transmitir a distância mensagens sonoras destinadas a audiências numerosas” (p. 23)

“(...) o rádio possui uma audiência ampla, heterogênea e anônima.” (p. 23)

“Assim comporta-se o rádio: sem o contato face a face entre os interlocutores e com um deles – o ouvinte – não possuindo a opção de resposta imediata.” (p. 25)

“O conteúdo e a forma da mensagem radiofônica, pela ausência de alguns elementos e a presença de outros, são condicionados basicamente por seis fatores: a capacidade auditiva do receptor, a linguagem radiofônica, a tecnologia de transmissão e recepção empregada, a fugacidade, ostipos de público e as formas de recepção.” (p. 25)

“No aspecto exclusivamente jornalístico, o senso comum diz que o rádio tem a possibilidade de informar o fato no momento em que ele ocorre e direto do chamado palco de ação deste acontecimento.” (p. 30)

“ (…) é necessário analisá-lo [o rádio] com base em alguns conceitos básicos: o discurso, a linguagem, a retórica, o estilo, a ideologia e a audiência.” (p. 33)

“ Emissoras Comerciais: As emissoras que se constituem em empresas voltadas à obtenção de lucro representam a parcela mais significativado rádio brasileiro, carreado para si a maior quantidade de ouvintes.” (p. 45)

“Emissoras Educativas: Sem fins lucrativos, as rádios educativas são mantidas pela União, governos estaduais ou municipais, fundações constituídas com esta finalidade e universidades.” (p. 49)

“Emissoras

Relacionados

  • fichamento ferraretto
    333 palavras | 2 páginas
  • Bacharel
    12773 palavras | 52 páginas