fichamento do livro os vivos e os mortos na sociedade medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

























No trabalho do autor é possível observar que de inicio ele se baseia, de forma introdutória, como os fantasmas foram rechaçados pela Igreja,explica-se ainda como a Igreja combatia ferrenhamente o paganismo, buscava-se ainda privilegiar a aparição de criaturas celestes enquanto os fantasmas ficavam de certa forma em desvantagem, no entantoSchmitt busca relatar durante todo o livro aparições de fantasmas vividas por terceiros.
Os relatos funcionam como uma espécie de autobiografia, onde as aparições costuma se dar em sonhos, Schmitt preenchemais da metade do livro com os mesmo dedicando-se a explicar de forma bem ampla como eles influenciavam a sociedade da época.
O autor estabelece conexões e diferenciações entre miracula e mirabiliasempre exemplificando e discutindo abertamente sobre o tema abordado, caracterizando assim a secularização dos relatos, Schmitt busca ainda caracterizar alguns tipos de mortos dentre eles é possívelcitar: o morto individual, as aparições coletivas, o exercito de mortos como sempre o autor ressalta os relatos.
Schmitt chega ao ponto de relevar três entrevistas bem longas com fantasmas o que nosleva a uma reflexão teológica ainda que fortemente ancorada na reflexão teórica, o autor abre um grande leque de documentação como, por exemplo: fontes iconográficas.
O literato mostra a redeimaginaria criada pela existência post-mortem, ele expõe e mantém sua atenção voltada à documentação articulando-se para conseguir conciliar a narrativa com a interpretação da mesma.
O escritor descreve,acertadamente, o seu trabalho no âmbito da historia social do imaginário uma escolha que tem decorrências importantes. Segundo ele os mortos são importantes e que o âmbito em que ele trabalha possibilitauma interpenetração entre temporalidades tanto curtas quanto longas possibilitando, assim, um dialogo entre as outras ciências humanas sem prejudicar a transformação localizada na perspectiva...
tracking img