FICHAMENTO DE TEXTO Capitulo2

812 palavras 4 páginas
FICHAMENTO DE TEXTO: HISTÓRIA DA ARTE –HA1- SALA 3003
Capitulo 2

Fora a arte egípcia que influenciara a grega, que por sua vez, influenciara toda a cultura ocidental; a arte egípcia é de extrema importância para nós. Os egípcios tinha uma base religiosa o culta a vários deuses, e acreditam na vida após a morte. Sobretudo acreditam em reencarnação, e por isso precisavam conservar seus corpos e suas riquezas até quando reencarnasse e voltasse a vida. E daí nasce um dos planos mais audacioso do homem, as pirâmides, os momentos mais engenhosos da antiguidade, que até hoje são maravilhados pelos seus visitantes.
Segundo Gombrich: “De fato sabemos que as pirâmides tinham sua importância pratica aos olhos dos reis e seus súditos. O rei era considerado um ser divino que tinha completo domínio sobre eles e, ao parte desse mundo, voltava a ascender para junto dos deuses donde viera. As pirâmides elevando­se para o céu ajudá­lo­iam provavelmente fazer sua ascensão”.
Aqui o autor ilustra o papel do faraó na civilização egípcia. O faraó era mais do que uma simples figura monárquica, muito mais do que um líder carnal. Ele era o representante de Deus na terra (falo deus com “D” maiúsculo não como o
Deus cristão, mas sim como um Deus soberano, geralmente o deus que seus faraós devotavam). Ele unia o útil ao agradável.
A forma mais característica de se mostrar o tamanho de seus poderes na antiguidade era baseada na grandiosidade de seus monumentos. Os egípcios tinham um cuidado especial com a morte, então porque não dedicar o seu maior monumento a ela?
As pirâmides eram câmaras mortuárias preparadas especialmente durante a vida do faraó para a sua morte. As paredes eram apontadas para o céu, com objetivo de facilitar a ascensão do faraó para uma dimensão superior. Mas o que importava mesmo era o que ficava nas bases. A câmara mortuária do rei se estendia em várias outros compartimentos, como se fosse uma morada.
Segundo a mitologia egípcia era ali

Relacionados

  • museu virutual
    461 palavras | 2 páginas
  • Teorias da Comunicação de massa
    2165 palavras | 9 páginas
  • direito
    5267 palavras | 22 páginas