Fichamento de garibaldi & manoela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

1. Referências Bibliográficas: Guimarães, Josué, 1921-1986. Garibaldi/Josué Guimarães; adaptado de Jimi Joe... / et.al./--Porto Alegre: L&PM, 2003.51p. ; 21cm. – (Coleção É só oComeço).
2. Objeto: Garibaldi & Manoela: Uma História de Amor
3. Objetivos: “[...] diminuir a distância entre o leitor e o livro. Textos originais, da literatura brasileira foram adaptados, reduzidos eenriquecidos com notas históricas, geográficas e culturais, inclusive mapas, para auxiliar na leitura e compreensão do texto.” (p.47)
4. Metodologia:O livro está dividido em 17 capítulos. O texto foi adaptado numa linguagem mais simples, para ler com mais facilidade. Para ajudar, aparecem ao longo do texto algumas notas históricas, geográficas eculturais. Vai encontrar também, depois da narração, ideias para pensar, conversar, debater, escrever. E ainda sugestões de outras leituras, de filmes e até de sites da internet. O texto relata sobre ovalente marinheiro italiano Giuseppe Garibaldi que vem ao Brasil e participa da Guerra dos Farrapos, ao lado do general Bento Gonçalves. Aqui, conhece a jovem Manoela, sobrinha de Bento, e seapaixona por ela. Mas era um amor sem futuro. Josué Guimarães escreve um romance de amor belo e triste, que se desenrola no meio de uma das grandes guerras da história do Brasil. Durante dez anos, entre 1835e 1845, homens e mulheres de grande valor lutaram pela república e pela liberdade.
5. Principais conceitos:
Fandangos – “o fandango era o baile popular, com danças animadas por violão e sanfona(no Rio Grande do Sul chamada de gaita).” (p.16)
Escravos – “uma das questões envolvidas na Guerra era o escravismo. Alguns dos comandantes farrapos queriam a libertação dos escravos, mas outros não.O fim da escravidão só acontece em 1888, 43 anos depois de acabada a Guerra dos Farrapos.” (p.22)
Imperiais – “imperiais eram os soldados que lutavam contra os farroupilhas e a favor do Império...
tracking img