Fichamento capitulo 2 - antropologia do direito: o que é ? - sacadura rocha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO
Capitulo 2 : Antropologia do Direito: O que é ?

ROCHA, José Manuel de Sacadura. In : Capitulo 2 : antropologia do direito o que é ? Antropologia jurídica: para uma filosofiaantropológica do direito. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

1. PROBLEMA

1.1. O autor quer nos mostrar o significado da Antropologia do Direito, fazendo uma relação com a Antropologia Jurídica, já queambas são diferentes.
2. TESE/ HIPÓTESE DEFENDIDA
2.1. O interesse do autor é relatar o significado de Antropologia do Direito, através do conceito que a tem como “o estudo da Ordem social, dasRegras e das Sanções em sociedade ‘simples’: ‘direito primitivo’, não especializado, não diferenciado, não estatizado.” (pág.17)
2.2 O cientista social não está interessado apenas nas regras formaisespecificas do Estado, mas em todo padrão de normas, e nas sanções que mantêm a ordem social e que permitem uma sociedade funcionar. (pag.17)
3. ARGUMENTOS USADOS PELO AUTOR
3.1 Primárias são as regrasque estabelecem os “comportamentos desejáveis” aos indivíduos. Secundárias são as regras que partem das primárias, mas vão servir para aplicação de sanções àqueles que não obedecem às regrasprimárias. (pag.18)
3.2 Assim temos como premissas da Antropologia do Direito que cada grupo social elabora suas regras a partir de bases sociais próprias em uma relação com a natureza e com os outros homensna luta pela sobrevivência, e precisam, portanto, ser entendidas em seu conteúdo social. (pag.18)

4. CATEGORIAS E CONCEITOS CHAVES
4.1 A Antropologia jurídica é a observação participante e acomparação entre as modernas instituições do direito do Estado moderno. (pag.17)
4.2 Já ao direito comparado interessam as igualdades e diferenças entre instituições jurídicas modernas, ajudadas peloentendimento multicultural de muitos tipos de sociedades primárias e modernas. (pag.17)
4.3. Pode perceber que outras correntes de pensamento se chocam com o conceito de Antropologia, sendo eles:...
tracking img