Fichamento: ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5 edição. São Paulo, Boitempo, 2001.Fichamento: ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho:ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5 edição. São Paulo, Boitempo, 2001. A tese central do livro é que “a lógica do sistema produtor de mercadorias vem convertendo a concorrência e a buscada produtividade num processo destrutivo que tem gerado uma imensa precarização do trabalho e aumento monumental do exército industrial de reserva, do número de desempregado” (p. 16). O objetivo écompreender as mutações e as metamorfoses vêm ocorrendo no mundo contemporâneo, bem como quais são seus principais significados e suas mais importantes conseqüências (p.16). Cap. 1 - O sistema demetabolismo social do Capital e seu sistema de mediações. O referencial teórico de Antunes é o Meszáros (1995). Antunes analisa os sistemas sociais em duas ordens: 1ª ordem – a preservação das funções vitaisda reprodução individual (p.19). Essas funções vitais são: a) b) c) d) e) f) atividades biológicas reprodutivas; regulação do processo de trabalho; estabelecimento de um sistema de trocascompatíveis; a organização , coordenação e controle da multiplicidade de atividades, materiais e culturais; alocação racional dos recursos materiais e humanos; e, organizações de regulamentos societais (p. 20).2ª ordem – corresponde a um período específico da história humana, que acabou por afetar profundamente a funcionalidade do sistema de primeira ordem ao introduzir elementos fetichizadores ealienantes de controle social e metabólico (p.20). Citando Meszáros: “o capital, como tal, nada mais é do que uma dinâmica, um modo e meio totalizante e dominante de mediação reprodutiva, articulado com umelenco historicamente específico de estruturas envolvidas institucionalmente, tanto quanto de práticas sociais salvaguardadas” (p. 21). A explicação é que o objetivo do capital é a expansão constante... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Fichamento: antunes, ricardo. os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5 edição. são paulo, boitempo, 2001.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Antunes-Ricardo-Os-Sentidos-Do/233617.html

MLA

"Fichamento: antunes, ricardo. os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5 edição. são paulo, boitempo, 2001." TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Antunes-Ricardo-Os-Sentidos-Do/233617.html>.

MLA 7

"Fichamento: antunes, ricardo. os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5 edição. são paulo, boitempo, 2001.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Antunes-Ricardo-Os-Sentidos-Do/233617.html>.

CHICAGO

"Fichamento: antunes, ricardo. os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5 edição. são paulo, boitempo, 2001.." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fichamento-Antunes-Ricardo-Os-Sentidos-Do/233617.html.