Ficha De Leitura At Que Ponto De Fato Nos Comunicamos Ciro Marcondes Filho

5430 palavras 22 páginas
Nome: Amanda Kaster Tavares e Grazziotin Silva
Teorias da Comunicação – 2013/2
Prof: Alexandre Rocha
Ficha de Leitura: “Até que ponto, de fato, nos comunicamos?” Ciro Marcondes Filho
Cap. 1 - Introdução

“Comunicação é uma palavra da moda. Todos falam em comunicar, pessoas comunicam, animais, plantas, sistemas comunicam. [...] Tudo comunica. O pesquisador Gregory Bateson e seus colegas do Colégio Invisível, nos Estados Unidos, têm uma frase radical: ‘Não dá para não comunicar’. Viver é estar comunicando, emitindo sinais, demonstrando participar do mundo. [...] [No entanto] As pessoas continuam a achar que sua maneira de ver o mundo, seus sentimentos, suas angústias, suas alegrias são fatos internos, íntimos, incomunicáveis. Que, apesar do volume intenso de aparelhos postos à nossa disposição [...] a vida de cada um ainda é uma caixinha fechada, um universo oculto, um mundo trancado”. (p. 7)
“Há algo de errado no mundo das comunicações. Em nossa época atual não se fala de outra coisa. Comunicar é um imperativo, uma ordem. Todos têm de se comunicar. Sem comunicar não há vida, tudo tem que ser repassado, transmitido, revelado. Temos que nos tornar transparentes aos demais, mostrar-nos. Não há outra fórmula. [...] Em verdade, a sociedade da comunicação é uma sociedade em que a comunicação real vai ficando cada vez mais rara, remota, difícil e vive-se na ilusão da comunicação, na encenação de uma comunicação que, de fato, jamais se realiza em sua plenitude.” (p.8)
“Essa comunidade de mudos, surdos e cegos, de pessoas que nada vêem, mas que tampouco são vistas, é a sociedade industrial moderna em que nós, uns mais, outros menos, estamos todos envolvidos.”(p. 9)
“ Por isso, não se pode aceitar cegamente o que dizem as mensagens publicitárias, os jornais, a voz do povo quando falam que ‘hoje em dia nos comunicamos muito mais do que em outras épocas’. A intenção deste livro é defender a tese oposta, de que não nos comunicamos ou de que nos comunicamos, em verdade, muito

Relacionados

  • Revista Alaic
    87769 palavras | 352 páginas
  • Doutor
    95074 palavras | 381 páginas