Fibromialgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fibromialgia
Em relação a fibromialgia hipótese atual sobre a causa são direcionados para os fenômenos de sensibilização no cérebro devido a alterações nas respostas das substâncias químicas quetransmitem sensações.
Em muitos pacientes a doença começa após a eventos específicos (infecções, acidentes, problemas emocionais, etc) .. Os principais sintomas são dores musculares, falta de energia,distúrbios do sono, distúrbios intestinais e depressão. Ansiedade e depressão não são causas da fibromialgia, mas são produzidos pelo transtorno que causa a fibromialgia.
A proporção de homens emulheres é superior a 90% e isso se repete em todos os países. A causa parece ser devido a componentes genéticos ligados ao cromossomo feminino. A idade mais comum é em torno de 50 anos.
QUADRO CLÍNICOO quadro clínico desta síndrome costuma ser polimorfo, exigindo anamnese cuidadosa e exame físico detalhado. O sintoma presente em todos os pacientes é a dor difusa e crônica, envolvendo o esqueletoaxial e periférico. Em geral, os pacientes têm dificuldade para localizar a dor, muitas vezes apontando sítios peri-articulares, sem especificar se a origem é muscular, óssea ou articular. O caráterda dor é bastante variável, podendo ser queimação, pontada, peso, "tipo cansaço" ou como uma contusão. E comum a referência de agravamento pelo frio, umidade, mudança climática, tensão emocional ou poresforço físico
Sintomas centrais que acompanham o quadro doloroso são o sono não reparador e a fadiga, presentes na grande maioria dos pacientes.
Cerca de 30% a 50% dos pacientes possuemdepressão. Ansiedade, alteração do humor e do comportamento, irritabilidade ou outros distúrbios psicológicos acompanham cerca de 1/3 destes pacientes, embora o modelo psicopatológico não justifique apresença da fibromialgia.
O exame físico fornece poucos achados. Eles apresentam bom aspecto geral, sem evidência de doença sistêmica, sem sinais inflamatórios, sem atrofia muscular, sem alterações...
tracking img