Fibroblastos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(Laysa) Nome da célula: A célula, em questão, é o fibroblasto. Origem: Essa célula é produzida no tecido conjuntivo e está em maior quantidade no tecido conjuntivo propriamente dito frouxo. Essetecido tem função de suporta estruturas normalmente sujeitas à pressão e a atritos pequenos. Além disso, preenche espaços entre grupos de células musculares, suporta células epiteliais e forma camadasem torno dos vasos sanguíneos.
(Bianca) Além disso, as células que formam esse tecido são especializadas em produzir compostos que serão enviados para fora da célula. São capazes de modular suacapacidade metabólica, a qual vai se refletir na sua morfologia. As células com intensa atividade de síntese são denominadas de fibroblastos, enquanto as células metabolicamente quiescentes sãoconhecidas como fibrócitos.
(Diego) Organelas presentes: Os fibroblastos possuem citoplasma abundante, com muitos prolongamentos. Possui um núcleo ovóide com cromatina fina e nucléolo proeminente. Ocitoplasma é rico em reticulo endoplasmático rugoso, mitocôndrias e o aparelho de Golgi é bem desenvolvido. O reticulo endoplasmático é um sistema de túbulos com membranas duplas.
(Lucas) Sua função éfacilitar reações enzimáticas, promover a síntese de lipídios na célula, transportar substâncias no interior da célula para o meio, armazena substâncias produzidas e ele ainda sintetiza proteínas paraserem enviados para fora da célula devido à presença de ribossomos aderidos a sua superfície.
(Stefany) As mitocôndrias são reesposáveis pela respiração celular, ou seja, ela transforma energiaquímica contida no metabolismo citoplasmático em energia facilmente utilizável pela célula. O aparelho de Golgi é composto por uma pilha de cinco ou mais sacos achatados, feitos de membrana duplalipoprotéica, e disposto de forma regular.
(Manuela) Nas bordas dos sacos podem ser observadas vesículas em processo de brotamento. O papel do complexo de Golgi é de secretar e armazenar temporariamente...
tracking img