Fibras opticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 

Fibra Óptica
Setor de Projetos - Redes&Cia

Resumo artigo: A fibra óptica é um meio de transmissão composto por um filamento de vidro ou de materiais poliméricos, com capacidade de transmitir luz. A transmissão da luz pela fibra segue um mesmo princípio, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz em uma extremidade da fibra, e pelas característicasópticas do meio (fibra), esse feixe a percorre através de consecutivas reflexões.

Aplicações
Com a evolução das tecnologias de comunicação, a largura de banda e a necessidade de se alcançar distâncias cada vez maiores são requisitos muito importantes. A fibra óptica é um excelente meio de transmissão utilizado em sistemas que exigem alta largura de banda, tais como: o sistema telefônico,videoconferência, redes locais (LANs), backbones, aplicações de missão crítica, alta disponibilidade, entre outros. A opção pela utilização da fibra óptica como solução alternativa ao cabeamento metálico apresenta vantagens significativas devido à capacidade da fibra em permitir o tráfego das informações com velocidades elevadas, além de ter a capacidade de alcançar maiores distâncias. As principaisaplicações para as fibras ópticas são:         Interligação de prédios (Redes de Campus); Conectividade entre empresas e Redes Metropolitanas; Conexão em alta velocidade entre usuários (finais) e provedores de Internet; Links redundantes; Tráfego telefônico entre torres de transmissão de telefonia celular e a rede pública; Ambientes hostis (indústrias, minas, plataformas petrolíferas, etc.);Ambientes com alto nível de interferência eletromagnética (sala de máquinas e centrais de energia, etc.); Links com necessidade de segurança no tráfego das informações;

A fibra óptica é totalmente imune a interferências eletromagnéticas, o que significa que os dados não serão corrompidos durante a transmissão. São indicadas para links em ambientes externos não sofrendo com problemas elétricos, comodiferença de potencial ou descargas atmosféricas, que são prejudiciais aos equipamentos ativos. Por alcançarem grandes distâncias, também são indicadas para lances com mais de 100m que é o limite para o cabeamento metálico.

Redes&Cia – Soluções em Engenharia e Telecomunicações Rua Getúlio Vargas, nº 70 - 2º Andar - Centro - Lavras MG projetos@redesecia.com.br - www.redesecia.com.br

Pág. 1   
FUNCIONAMENTO

 

 

A fibra óptica é basicamente composta por três componentes: • Núcleo: O núcleo é um fino filamento de vidro ou plástico, medido em micra (1µm = 0,000001m), por onde passa a luz. • Casca: Camada que reveste o núcleo. Por possuir índice de refração menor que o núcleo ela impede que a luz seja refratada, permitindo assim que a luz chegue ao dispositivo receptor. •Revestimento: Camada de plástico que envolve o núcleo e a casca, protegendo-os contra choques mecânicos e excesso de curvatura. Existem dois tipos de fibra óptica: Multimodo e Monomodo. Essas categorias definem a forma como a luz se propaga no interior do núcleo. Multimodo: Nas fibras multimodo (MM) a luz é conduzida em vários modos de propagação, ou seja, a luz percorre o interior da fibra óptica pordiversos caminhos. As dimensões mais comuns são as fibras com núcleo de 50µm e 62,5µm, ambas com 125µm de casca.

Redes&Cia – Soluções em Engenharia e Telecomunicações Rua Getúlio Vargas, nº 70 - 2º Andar - Centro - Lavras MG projetos@redesecia.com.br - www.redesecia.com.br

Pág. 2 

 
Monomodo: Nas fibras monomodo (SM), a luz possui apenas um modo de propagação, ou seja, a luz percorreinterior do núcleo por apenas um caminho. As dimensões do núcleo variam entre 8µm a 10µm, e a casca com 125µm. A fibra monomodo mais utilizada é a de 9µm.

 

O cabo óptico é uma estrutura destinada a proteger e facilitar o manuseio das fibras ópticas. Dentre outros tipos de construção de cabos ópticos os mais comuns são:

- Tipo Tight: Neste tipo de estrutura, as fibras recebem um...
tracking img